Montemor-o-Velho recebe Campeonato Mundial Universitário de Canoagem 2024

De 21 a 24 de agosto, a excelência da canoagem universitária ruma ao Centro Náutico, em Montemor-o-Velho, para disputar o Campeonato Mundial Universitário de Canoagem 2024. No dia 14 de agosto, na Torre de Chegada, foi apresentada a competição que vai reunir cerca de 270 participantes, em representação de 24 países.

Décio Matias, vice-presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, aproveitou a ocasião para reconhecer o percurso da modalidade da canoagem e a participação dos/as atletas no Jogos Olímpicos. Ao reiterar o orgulho que o Município tem em receber a realização de mais uma prova mundial no concelho, reforçou: “Agradeço esta união de ideias e de partilha para fazer com que este campeonato seja o melhor realizado até aos dias de hoje”.

Confiante no sucesso no Campeonato Mundial Universitário, Ricardo Nora, Presidente da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) Portugal sublinhou que “a expetativa passa por igualar ou superar os resultados obtidos no último campeonato do mundo”, bem como referiu que o evento pretende, por exemplo, mostrar a capacidade organizativa e competitiva dos/as estudantes universitários.

No decorrer das intervenções de Ricardo Machado, Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Canoagem, de Filipa Godinho, pró-reitora da Universidade de Coimbra, e de Diogo Lopes, Vice-Presidente da Associação Académica de Coimbra, foram ainda referidas temáticas que abordaram, entre outros, a melhoria das condições do Centro Náutico de Montemor-o-Velho e a afirmação da modalidade da canoagem nacional.

Sob a égide da FISU (Federação Internacional do Desporto Universitário), o Campeonato Mundial Universitário de Canoagem 2024 é uma organização da FADU Portugal em parceria com da Federação Portuguesa de Canoagem, da Universidade de Coimbra, do Município de Montemor-o-Velho e da Associação Académica de Coimbra.

De entrada livre, a par da realização do campeonato, o público pode também assistir aos treinos cronometrados que se iniciam no dia 18 de agosto.

No dia 20 de agosto, às 20h, no Castelo de Montemor-o-Velho, realiza-se a cerimónia de abertura do Campeonato Mundial Universitário de Canoagem. A entrada é livre.

Saiba mais em www.fadu.pt | https://canoesports2024.fisu-events.com