A Feira no Ano “projeta Montemor” e “vai ser um dos eventos regionais do ano”

“Este é um evento de todo o concelho, que projeta Montemor-o-Velho, dá um impulso à economia local e vai ser um dos eventos regionais do ano”, sublinhou o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, no dia 26 de agosto, na apresentação à imprensa da Feira do Ano.

Ao lembrar que “a aposta municipal em revitalizar o certame tem vindo a dar frutos”, o presidente da Câmara Municipal avançou que, este ano, “houve uma maior procura de empresas de nível regional e nacional para fazer parte da Feira do Ano”, fazendo com que se tenha registado um aumento de 17% no número de expositores presentes no certame.

Numa feira com muita oferta e que conjuga tradição, modernidade e inovação, “o cartaz forte” e a participação do associativismo são alguns dos ingredientes que prometem fazer da Feira do Ano de 2024 “a melhor edição de sempre”, sustentou Emílio Torrão.

O vereador José Veríssimo, coordenador da comissão organizadora, destacou “a vocação agrícola do concelho e que, por isso, a sua essência tradicional e rural está bem representada”. No momento, destacou, entre outros, a realização da Feira do Cavalo, dinamizada pelo Centro Equestre, ou a possibilidade dos visitantes “poderem ver, bem de perto, na Feira do Ano, todas as raças de gado presentes atualmente no Vale do Mondego”.

De igual modo, o vice-presidente da Câmara Municipal, Décio Matias, apontou outros momentos que contribuem para a riqueza da programação do certame, tal como o Grande Prémio Alves Barbosa, “prova de ciclismo no escalão de cadetes que assinala a sua 24ª edição em 2024”, ou o Mondego Agrícola. Ao nível da segurança do evento, Décio Matias deu nota “que o sistema inovador de algoritmo de contagem de pessoas, que foi implementado na edição de 2023, vai continuar a ser utilizado". Na prática, a organização consegue saber em tempo real o número de visitantes dentro do recinto. Mesmo sendo um evento de entrada livre, “é possível adequar as medidas de controlo de entradas caso a lotação atinga as 45 mil pessoas”.

São 9 dias de festas repletos de muitos espetáculos e atividades para todas as idades e que oferecem muitos motivos para visitar e descobrir a Feira do Ano, que este ano volta a crescer.

A Morlândia, um dos espaços preferidos das crianças, mudou-se para o Parque Ribeirinho, mas mantém a vocação de sempre: proporcionar momentos inesquecíveis para os mais novos.

Confiante no sucesso da iniciativa, que se realiza de 31 de agosto a 8 de setembro, o presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão revelou ainda que, à semelhança de anos anteriores, a abertura da Feira no Ano fica a cargo de Fernando Almeida, presidente do Conselho Diretivo do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), personalidade que se destaca pela inovação, competência e exemplo de boas práticas para os/as empresários/as e empreendedores/as do concelho.

Antes da visita ao recinto, onde decorrem os trabalhos de montagem da Feira do Ano, o edil montemorense reiterou: “É um evento seguro, bom para as famílias e amigos conviverem! Venham divertir-se na Feira do Ano!”