“Estou muito orgulhoso daquilo que nós construímos” | Feira do Ano já começou!

Até 8 de setembro, dia do Município, o concelho de Montemor-o-Velho celebra o seu dinamismo. Este sábado, a Feira do Ano abriu portas e dá as boas-vindas aos/às munícipes e visitantes para mais uma edição que tem todos os ingredientes para ser inesquecível.

A cerimónia de inauguração começou com um minuto de silêncio em homenagem aos militares da GNR vítimas do acidente no rio Douro. No momento, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, expressou um “profundo pesar e consternação” pelo trágico acidente. Recordando que a importância da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro, o edil montemorense deixou um "profundo elogio" a todos quantos dão de si pela segurança de todos.

Na sessão que decorreu no Centro Institucional, o presidente da Assembleia Municipal, Fernando Ramos, elogiou o contributo do convidado da edição deste ano da Feira do Ano, o presidente do Conselho Diretivo do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, Fernando de Almeida.

De igual modo, Emílio Torrão, destacou que “esta é uma homenagem a uma pessoa que está no lugar por mérito, competência, discrição e eficácia na gestão de um instituto que é tão importante na vida das pessoas”.

Ao lembrar a evolução das festas concelhias, o presidente da Câmara reiterou: “Começámos timidamente a afirmar este grande evento, e hoje conquistamos a frente ribeirinha. São 80 mil m2 de Feira em que metade é área expositiva que faz a afirmação do tecido associativo e empresarial concelhio”.

“Agradeço a dedicação do vereador José Veríssimo, coordenador da comissão organizadora, do Executivo que lidero, dos dirigentes e dos trabalhadores do Município na preparação da Feira. Estou muito orgulhoso daquilo que nós construímos”, frisou Emílio Torrão.

No momento, o presidente do Conselho Diretivo do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge agradeceu a honra de abrir o certame e referiu: “Ninguém trabalha sozinho e esta é uma distinção que vou transmitir aos maravilhosos colaboradores” do instituto.

Com palavras de reconhecimento ao trabalho das autarquias durante a pandemia, Fernando Almeida lembrou que os municípios têm um conjunto de atribuições que “são um fator de valorização”, nomeadamente na área da saúde, bem como destacou “o esforço louvável que fazem e muitas vezes não é recompensado”.

Para Fernando de Almeida, a Feira do Ano é um centro de convívio, e também de modernidade, de conhecimento e de negócios”. Ao falar dos desafios futuros, por exemplo na agricultura, pecuária ou alimentação, reforçou: “Temos que estar preparados e é necessário precaver, prevenir e adaptarmo-nos”.

No final, realizou-se a tradicional visita aos espaços das Freguesias e Uniões de Freguesias, no Centro Institucional, e a visita ao recinto.

O programa de animação do primeiro dia de festa conta com as atuações do Grupo de Fados Cesário Rama, Pedro Abrunhosa e Comité Caviar e com os dj´s Bad Monkeyz e Old Guy