Exposição “25 Mulheres do 25 de Abril” na BMAD

Até 30 de setembro, está patente, na Biblioteca Municipal Afonso Duarte, em Montemor-o-Velho, a exposição “25 Mulheres do 25 de Abril”, composta pelas pinturas de Mário Marques e pelos poemas de António Canteiro.

A mostra apresenta 25 telas e textos poéticos e biográficos que retratam algumas das mulheres que, por se oporem à política do Estado Novo, foram perseguidas, presas, torturadas e exiladas.

De entrada livre, a exposição “25 Mulheres do 25 de Abril” pode ser vista até 30 de setembro, de 2ª a 6ª, das 9h30 às 18h30, na Biblioteca Municipal de Afonso Duarte, em Montemor-o-Velho.

Informação complementar:

António Canteiro, pseudónimo de João Carlos Costa da Cruz, nasceu em S. Caetano, Cantanhede, em 1964. Na poesia e no romance, conta com 11 obras publicadas, uma inédita e uma tradução. Estreou-se com “Parede de Adobo”, romance que recebeu Menção Honrosa do Prémio Carlos de Oliveira 2005. Da sua obra, destaca-se ainda o romance “Nocturno”, vencedor do Prémio Ferreira de Castro de Ficção Narrativa de 2020.

Mário Marques nasceu em Vila Nova, Cantanhede, em 1956. Desde jovem que se interessa por arte. Em 2016, começou a dedicar-se de forma regular ao desenho e à pintura, explorando técnicas artísticas, que passam pelo desenho e pela pintura com recurso ao carvão, a aguarela e a acrílico e, igualmente, a técnicas mistas. As temáticas dos seus trabalhos são, em grande parte, figurativas – paisagens, flores, figuras humanas, caricaturas –, mas também motivos abstratos. Já participou em exposições de forma individual e coletiva.