Valorização da agricultura em destaque na abertura do ano letivo da EPDRBM

“A atividade agrícola é uma atividade nobre, que merece respeito e envolve cada vez mais conhecimento científico e académico”. As palavras são do secretário de Estado da Agricultura, João Moura, que, no dia 4 de outubro, marcou presença na sessão de abertura do ano letivo 2024/25 da Escola Profissional e de Desenvolvimento Rural do Baixo Mondego (EPDRBM), em Montemor-o-Velho.

No momento, o governante destacou também a importância do ensino agrícola e das ciências agrárias para o desenvolvimento de uma agricultura de precisão, feita com base científica. Ao exortar os/as estudantes a apostarem na formação tecnológica, reiterou: “A agricultura em Portugal produz produtos de excelência. Sintam-se orgulhosos e motivados para continuar a valorizar e defender o que é nosso. Esta mentalidade só terá sucesso se vocês a concretizarem”.

Com palavras de elogio ao secretário de Estado da Agricultura, por ter vindo conhecer a EPDRBM, reconhecendo, deste modo, “o valor que esta escola profissional tem na promoção da agricultura”, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, destacou o trabalho que a EPDRBM “tem feito em prol do desenvolvimento da agricultura e da modernização do concelho”, proporcionando um ensino de qualidade e formando profissionais que “são verdadeiros casos de sucesso em Portugal e nos PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa), cujo arrojo e capacidade de inovar está intrinsecamente ligada à formação que receberam nesta escola”.

O edil montemorense sublinhou ainda que a contínua aposta na formação de qualidade e no acesso à tecnologia feita pela EPDRBM “é um orgulho para todos nós”.

“Desejo um bom ano letivo e deixo um desafio a esta escola pioneira: Era importante fazer um fórum sobre a auto-organização dos produtores e agricultores, e sobre a valorização dos produtos e das potencialidades do Vale do Mondego”, reforçou Emílio Torrão.

No decorrer da sessão de abertura do ano letivo 2024/2025, o vereador Décio Matias, na qualidade de diretor da Associação Diogo de Azambuja (ADA), entidade proprietária da EPDRBM, aproveitou a ocasião para apresentar o futuro Centro Tecnológico Especializado, apoiado pelo PRR com financiamento a 100% no valor de 1,6 milhões de euros, que “vai ser uma mais valia da escola nos próximos anos, continuando a promover ambientes de aprendizagem inovadores e a impulsionar a economia local e regional ao formar mais profissionais qualificados”.

Dirigindo-se aos alunos e alunas, concluiu: “Sintam que aqui trabalhamos em equipa e que somos uma família. Vocês são a nossa melhor imagem, pois levam a escola convosco ao serem bons profissionais numa sociedade cada vez mais exigente”.

Após uma animada apresentação de uma dança tradicional de São Tomé, a sessão terminou com a entrega de diplomas aos estudantes que participaram nos programas de estágios Erasmus e que concluíram a sua formação no ano letivo 2023/2024.