Montemor-o-Velho é um Município de Excelência para “Viver em Igualdade”

No dia 24 de outubro, Dia Municipal para a Igualdade, o Município de Montemor-o-Velho foi distinguido com o Prémio “Viver em Igualdade”, 2024-2025, na cerimónia que se realizou em Vila de Rei.

O galardão, atribuído pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), reconheceu o compromisso do Município na construção de um território e de uma sociedade mais justos e inclusivos, privilegiando a territorialização e a transversalização das temáticas da Igualdade e da Não Discriminação.

No momento, Diana Andrade, vereadora da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho com o pelouro da Cidadania, Igualdade e Voluntariado, ao expressar “uma enorme alegria, honra e orgulho por ver distinguido o trabalho desenvolvido pelo Município nos últimos anos”, sublinhou: “Este prémio representa, por parte da CIG, o reconhecimento do caminho que temos vindo a percorrer diariamente na preparação de um território com mais igualdade e com uma cidadania reforçada, combatendo a discriminação. É muito bom regressar a Montemor-o-Velho com este prémio que nos incentiva a trabalhar ainda com mais afinco nas questões da Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação”.

“Esta distinção é também de todas as pessoas e associações do Concelho que diariamente dão o seu contributo para esbater as barreiras das desigualdades e da discriminação. Vamos continuar a dar os passos certos na afirmação de Montemor-o-Velho como Município de excelência para viver em igualdade”, reiterou, na ocasião, Diana Andrade.

Recorde-se que esta é a primeira vez que o Município recebe este Prémio, tendo sido distinguido, no biénio de 2022-2023, com uma menção honrosa.

O Prémio "Viver em Igualdade", atribuído desde 2012 no âmbito da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação (ENIND) – Portugal + Igual, reconheceu o trabalho de 58 Câmaras Municipais, 2 Comunidades Intermunicipais e 1 Junta de Freguesia nas áreas da Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação.