Itens filtrados por data: terça, 31 outubro 2017

Entre 20 de outubro e 20 de novembro, de 2ª a sábado, pode ouvir na Rádio Beira Litoral, em 101.7 fm, às 8h, 9h, 10h, 17h, 18h e 19h, sugestões de poupança energética elétrica, de redução do consumo de água, de modo a adotar comportamentos mais sustentáveis ambientalmente.
A iniciativa faz parte do projeto “Educação Ambiental + Aberta na Região Centro” desenvolvido pela AREAC – Agência Regional de Energia e Ambiente do Centro em parceria com os municípios de Montemor-o-Velho e Miranda do Corvo.
A par da rádio do concelho, as sugestões podem também ser escutadas nas rádios RCP fm, M80, Mundial fm e Dueça.
Sob o mote “Ajude o ambiente e viva melhor”, a ação faz parte e um conjunto alargado de iniciativas que se estende pelos meses de outubro e novembro.
A formação em Educação Ambiental, seminário de Mobilidade Sustentável, debates, desenvolvimento de folhetos temáticos ou o concurso “Vilas Coloridas” são outros componentes do projeto “Educação Ambiental + Aberta na Região Centro” que pretende chegar a diversos públicos, nomeadamente alunos, empresários e IPSS’s - Instituições Particulares de Solidariedade Social, trabalhadores das autarquias e público em geral.

Ficou com vontade de saber mais?
Ouça alguns dos spots que pode escutar nas diversas rádios.
vimeo.com/240985231
vimeo.com/240985241
vimeo.com/240985255
vimeo.com/240985291
vimeo.com/240985313

Faça parte do projeto. Queremos que “Ajude o ambiente e viva melhor”!

Publicado em Notícias

O período crítico do Sistema de Defesa da Floresta Contra Incêndios foi novamente prolongado até ao próximo dia 15 de novembro por força das circunstâncias meteorológicas excecionais. Trata-se de mais um prolongamento decidido pelo Governo de Portugal justificado pela "provável ausência de precipitação significativa" que "promoverá a manutenção dos índices de perigo de incêndio em valores superiores aos típicos para a presente altura do ano". É, por isso, na perspetiva do Governo, "prudente manter a adoção das medidas e ações especiais de prevenção de incêndios florestais, que decorrem durante o período crítico". Recorde-se que o período crítico foi inicialmente estendido de 30 de setembro até 15 de outubro, tendo já sido prorrogado até 31 de outubro, através de despachos do Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, atendendo às “condições meteorológicas excecionais". 

 

Continuam, assim, proibidos o lançamento de foguetes, bem como as queimadas e fogueiras.

 
 
O Serviço Municipal de Proteção Civil de Montemor-o-Velho relembra as medidas preventivas para defesa da floresta contra incêndios a vigorar durante a vigência do período crítico.
 
Não é permitido:
  • Realizar queimas ou queimadas para renovação de pastagens;
  • Fumar nos espaços florestais;
  • Fazer lume ou fogueiras, exceto nos locais expressamente previstos para o efeito (parques de lazer e recreio);
  • Lançar balões com mecha acesa ou quaisquer tipos de foguetes (salvo com autorização prévia da Câmara Municipal);
  • Realizar ações de fumigação ou desinfestação em apiários, exceto se os fumigadores estiverem equipados com dispositivos de retenção de faúlhas;
  • Queimar sobrantes cortados e amontoados;
  • Fazer circular tratores, máquinas e veículos de transporte pesados que não possuam extintor, sistema de retenção de faúlhas ou faíscas e tapa chamas nos tubos de escape ou chaminés.

É obrigatório:

  • Que tratores, máquinas e veículos de transporte pesados, utilizados em trabalhos nos espaços florestais, estejam dotados de dispositivos de retenção de faíscas ou faúlhas e de dispositivos tapa-chamas nos tubos de escape ou chaminés;
  • Que os tratores, máquinas e veículos de transporte pesados, estejam equipados com um ou dois extintores de 6 kg.

 

Mais informações em http://www.icnf.pt/portal/icnf/noticias/destaques/defesa-da-floresta-contra-incendios-periodo-critico

Publicado em Notícias

Curso de Árbitros de Futebol e Futsal | Associação de Futebol de Coimbra

Publicado em Agenda Cultural

Saber...