Itens filtrados por data: domingo, 22 dezembro 2019

22 dez/ domingo | 14h30 | Igreja Matriz | Santo Varão

 

Inauguração do restauro da talha dourada do altar-mor da Igreja Matriz

Atuação do Coro Litúrgico da Imaculada Conceição de Tentúgal

Concerto de Natal pela Filarmónica 15 de Agosto Alfarelense

 

Org.> Liga de Amigos de Santo Varão e Paróquia de Santo Varão

Publicado em Agenda Cultural
Devido à possibilidade de rotura iminente do dique periférico do Mondego junto a Montemor-o-Velho, a população da zona baixa da localidade do Casal Novo do Rio está a ser evacuada. Alertamos a população da zona suscetível a cheias da vila de Montemor-o-Velho para o risco muito elevado de cheia. Aconselhamos que acautele os seus bens e os seus animais, se proteja e recolha uma muda de roupa, medicação e documentos de identificação para a eventual necessidade de, em caso de emergência, evacuação das zonas sensíveis.
 
 

Alerta-se a população das zonas baixas, historicamente sensíveis a cheias, de Montemor-o-Velho, Casal Novo do Rio e Ereira para tomarem medidas de prevenção e auto-proteção devido ao risco elevado de cheia.
Aconselhamos que acautele os seus bens e os seus animais, se proteja e recolha uma muda de roupa, medicação e documentos de identificação para a eventual necessidade de, em caso de emergência, evacuação das zonas sensíveis.

* Mantenha-se calmo, vigilante e transmita serenidade aos outros;
* Faça uma lista e recolha os objetos importantes e necessários, nomeadamente documentos de identificação e medicamentos;
* Mude o recheio da casa para os andares superiores colocando os objectos de maior valor nos pontos mais altos;
* Esteja atento às comunicações das autoridades;
* Respeite todas as indicações das autoridades que estão no terreno.

Em caso de necessidade, dirija-se para os locais de segurança
Montemor - Pavilhão Municipal
Ereira - Associação Cultural Desportiva e Recreativa da Ereira

Em situação de urgência, contacte o 112.

Mantém-se o aviso à população do concelho de Montemor-o-Velho, principalmente a quem reside nas zonas baixas de Montemor-o-Velho e na Ereira, de que há risco de cheias e de que a água os pode vir a atingir.
A principal preocupação do Comandante Distrital de Operações de Socorro de Coimbra (CODIS) está agora em Montemor-o-Velho e na Ereira e vai merecer uma atenção redobrada nos próximos dias e semanas. "Toda a pressão está a ser criada em Montemor. Esperamos que não haja nenhuma quebra na obra para que, a ter cheia, as águas vão subindo de forma mais controlada. Se por ventura acontecer algum acidente, e essa probabilidade existe, estamos a avisar a população de Montemor-o-Velho, nas zonas baixas, e da Ereira que poderão ser afetadas por esta cheia. Esta é a nossa principal preocupação”, afirmou Carlos Luís Tavares em conferência de imprensa ao início da tarde, em Montemor-o-Velho, salientando que a margem esquerda do Mondego continua em alerta, uma vez que ainda há uma pressão muito grande nos diques. 
Também Emílio Torrão sublinhou que "a situação em Montemor-o-Velho é preocupante”: "Começou o calvário de Montemor no momento em que rebentou a margem direita. A situação é altamente preocupante". O presidente da Câmara Municipal voltou a avisar as populações de Montemor-o-Velho e Ereira para que se preparem para uma cheia. "Têm de tomar as medidas que infelizmente tão bem conhecem: é fundamental que acautelem os seus bens em locais seguros, preparem roupa e medicação para poderem, em caso de necessidade, evacuar rapidamente ao nosso sinal". "Essa questão, para nós, é inequívoca. O que me interessa neste momento é proteger as pessoas”, concluiu. 
Emílio Torrão revelou ainda que está preocupado com "a situação que está em frente à ponte das Lavandeiras. Eu não quero que 2001 se repita”. E reclamou às autoridades competentes "a criação de uma solução junto do cifão 5 para que consigamos meter a água diretamente no rio. É muito importante que se estude, se adequa o projeto à nova realidade e se aplique pela salvaguarda das populações”. 
Publicado em Notícias
domingo, 22 dezembro 2019 15:53

Castelo Mágico 2019 | Programa / Atividades

Castelo Mágico 2019 Programa / Atividades
 
 
Parada do Pai Natal | 4ª a domingo | 10h | Praça do Município > Castelo
Espetáculo Nico e a Magia de Natal | 4ª a 6ª às 11h e às 15h // sábados e domingos às 17h | Palco Principal
 
Espetáculos encantados do imaginário infantil | sábados e domingos (a partir de dia 7 de dez) | 12h e às 15h | Palco Secundário
O Génio da Lâmpada | 22 dez
Elsa & Anna | 28 dez
Princesas em Concerto | 29 dez
Branca de Neve | 4 jan
Vaiana | 5 jan
Carrossel dos Encantos
Pista de gelo (coberta)
Casa do Pai Natal
 
Hemispherium Viajante (Planetário)
de 4ª a 6ª > 8 sessões diárias
10h30 – Animais Nossos Amigos / 11h15 – A Menina que Caminhava ao Contrário / 12h00 – A Noite do Vampiro / 14h00 – O Corpo Humano – a máquina mais complexa / 14h45 – Animais Nossos Amigos / 15h30 – A Menina que Caminhava ao Contrário / 16h15 – Da Terra ao Universo / 17h00 – O Universo de Escher
sábados e domingos > 10 sessões diárias
10h30 – Animais Nossos Amigos / 11h15 – A Menina que Caminhava ao Contrário / 12h00 – O Corpo Humano – a máquina mais complexa / 12h45 – Da Terra ao Universo / 14h45 – A Noite do Vampiro / 15h30 – O Corpo Humano – a máquina mais complexa / 16h15 – Animais Nossos Amigos / 17h00 – O
Universo de Escher / 17h45 – A Menina que Caminhava ao Contrário / 18h30 – Da Terra ao Universo
 
Castelo Mágico 2019 Programa / Atividades
Praças de Neve
Slide das Muralhas
Insufláveis
Mercadinho de Natal
Museu Xmas Selfies
Globo de Neve
Baloiço Panorâmico
Praça da Restauração
Animação de rua permanente
 
 
 
 
Informações gerais
 
Castelo Mágico
30 de novembro a 5 de janeiro
De quarta a domingo
Castelo de Montemor-o-Velho
Fins-de-semana: 10h às 19h30
Semana: 10h às 18h
Dias 25 de dezembro e 1 de janeiro o Castelo Mágico estará encerrado
 
Mais informações em www.castelomagico.pt
Publicado em Agenda Cultural
Esta informação é coordenada com o Destacamento Territorial da GNR de Montemor-o-Velho e está a ser continuamente atualizada. Circule sempre com precaução e siga as instruções das entidades no local.
 
Toda a informação em http://bit.do/vias-condicionadas 
Publicado em Notícias

"A Câmara Municipal está a dar o exemplo ao acautelar e colocar a salvo toda a maquinaria, computadores e documentação que estavam em zonas sensíveis a cheia. Deste modo, estamos preparados para agir quando necessário”. Emílio Torrão agradeceu "a todos os colaboradores do Município que vieram voluntariamente ajudar a salvaguardar os bens da Autarquia e auxiliar a população neste momento difícil".

Publicado em Notícias
Em conferência de imprensa, realizada ao final da tarde de sábado, dia 21 de dezembro, no quartel dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho, o Comandante Distrital de Operações de Socorro de Coimbra (CODIS) esclareceu que, graças às medidas de prevenção e às evacuações preventivas realizadas ao longo do dia, não existiram feridos. Só no concelho de Montemor-o-Velho, em Pereira, Santo Varão e Formoselha, 204 pessoas foram retiradas de suas casas: “a incerteza e a insegurança (em relação à reação da obra do Mondego ao caudal registado e que ultrapassou os limites de segurança) obrigou-nos a tomar medidas de prevenção, nomeadamente de evacuação das populações mais expostas nas margens do rio Mondego". 
Carlos Luís Tavares informou ainda que o colapso da margem direita do rio Mondego, a montante de Formoselha, está a espraiar uma quantidade muito grande de água para os campos agrícolas, pelo que o CODIS avisa que se terá de aguardar “pelas próximas horas para verificar o desenvolvimento do colapso e a quantidade de água que sai em direção à sede de concelho e povoações a jusante de Montemor-o-Velho, nomeadamente a Ereira”. “No entanto, não podemos desacelerar a prevenção e o aviso às populações para terem cuidado com a possibilidade do rebentamento da margem esquerda" (que pode afetar desde o açude ponte, passando pelo concelho de Montemor-o-Velho até Soure), sublinhou.
Também o Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho alertou para o facto de que a existência desta rotura não é garante de que “não venham a existir novas roturas na margem esquerda e por isso continuamos em alerta máximo em Pereira e Santo Varão e vamos continuar a monitorizar a situação pois, na margem esquerda, o ataque da água, se acontecer, será muito rápido”.
Emílio Torrão afirmou ainda que a rotura é total e está a deitar para os campos “muitos milhões de metros cúbicos de água”. "As populações de Montemor-o-Velho, Carapinheira, Meãs do Campo e Ereira vão ter problemas nos próximos dias. Esta é uma verdade inquestionável”, concluiu. Por isso, o autarca montemorense garantiu que “não vamos baixar a guarda”: “as cautelas continuam a ter de ser muitas e as populações continuam a ter que estar preparadas para uma qualquer necessidade de saírem de suas casas. Ter uma muda de roupa, os medicamentos, os pertences que mais valorizam preparados para qualquer eventualidade”.
Emílio Torrão mostrou-se ainda preocupado com o Casal Novo do Rio, povoação que se situa perto de um dos diques que pode ser “peça-chave” no sistema de retenção das águas que estão a "chegar com grande força, quantidade e intensidade já ao Centro Náutico". 
O edil alertou ainda para o facto "de que esta água que está a entrar vai demorar semanas senão meses a sair” e apelou à serenidade das populações.
 
400 operacionais, com embarcações e viaturas, estão no Baixo Mondego, preparados para intervir caso seja necessário fazer qualquer tipo de salvamento. No terreno estão corporações de bombeiros dos distritos de Coimbra, Aveiro, Leiria e Castelo Branco. Colaboram ainda a GNR, a PSP, uma equipa de fuzileiros, a Cruz Vermelha e uma equipa da força especial de bombeiros e proteção civil.
Publicado em Notícias

Saber...