Itens filtrados por data: sábado, 04 maio 2019

A sala do Pavilhão Multiusos da Junta de Freguesia da Carapinheira encheu-se, no dia 4 de maio, de generosidade e de muitos sorrisos. As voluntárias da Carapinheira da "Little Dresses for Africa - Portugal" puseram mãos à obra e levaram a efeito a oficina "Costurar Sorrisos", reunindo meia centena de participantes que criaram dezenas de vestidos para entregar às crianças de países africanos.
Os tecidos coloridos, as mesas com as máquinas de costura cheias de atividade e a explosão de criatividade exposta na parede, com vestidos a transbordar de beleza e amor, fizeram da oficina "Costurar Sorrisos" um momento de felicidade pura e que não deixou ninguém indiferente.
Carolina Carvalho, uma das mentoras da iniciativa, referiu: “Vi uma reportagem na televisão há cerca de um ano e meio, fui procurar o projeto Little Dresses for Africa - Portugal e decidi aderir. Estive nove meses sozinha e depois foram surgindo outras pessoas e, neste momento somos seis, todas da Carapinheira, – Carolina Carvalho, Anabela Bispo, Fátima Duarte, Rosa Pardal, Helena Maganão e Leonor Panão”.
“Hoje devemos fazer mais de 50 vestidos, mas ao longo deste tempo já fizemos cerca de 500 vestidos, calções e casacos de algodão. Com esta iniciativa, quisemos mostrar o projeto às participantes, dar-lhes a oportunidade de costurar um sorriso para as crianças e de fazer crescer o número de participantes para o projeto”, reforçou.
Carolina Carvalho deixou ainda palavras de agradecimentos às participantes e às diversas entidades e instituições, ao Rotary Club de Montemor-o-Velho, pela oferta dos tecidos, e a Lisa Santos, responsável do projeto em Portugal, que não pôde estar presente, mas que enviou uma mensagem que foi lida e na qual deu conta de que o núcleo da Carapinheira “é dos mais ativos, com uma grande produção de peças que têm beneficiado crianças em vários países”.
Rui Artur, presidente do Rotary Club de Montemor-o-Velho, explicou a forma como surgiu a possibilidade de colaborar com o projeto e reiterou o seu apoio, uma vez que “esta é uma causa que também vai chegar às crianças da ilha de Soga (Guiné Bissau), onde o Rotary tem projetos humanitários”.
De igual modo, o presidente da Junta de Freguesia da Carapinheira, Victor Monteiro, deixou palavras de agradecimento às participantes e sublinhou: “É um manifesto da vossa sabedoria traduzida na forma como estão feitos estes vestidos. Conseguem fazer arte e arte a sorrir”.
No momento, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, acompanhado do vereador Décio Matias e da 2º secretária da mesa da Assembleia Municipal, Célia Craveiro, ao fazer referência à campanha de solidariedade “Montemor Por Moçambique” e à forma como está a ser conduzido o processo, referiu: “É importante que as participantes saibam que o trabalho que aqui estão a fazer vai ter um resultado efetivo e que vão ver uma criança com o vestido que fizeram. É assim que eu entendo a solidariedade, com os bens a serem entregues àqueles que verdadeiramente precisam, e, por isso, este movimento deixa-me orgulhoso”.
Com palavras de reconhecimento ao núcleo da Carapinheira do Little Dresses for Africa - Portugal, o edil montemorense deixou um ainda um elogio a Carolina Carvalho, destacando a sua dedicação e o seu “coração do tamanho do mundo”.
Recorda-se que, desde 2016, o projeto Little Dresses for Africa - Portugal já fez 10 mil peças de roupa.

Para mais informações e/ou colaborar com o projeto a Little Dresses for Africa – Portugal consultar: www.facebook.com/LdfaPortugal/

Publicado em Notícias
De 3 a 5 de maio, a Associação Cultural Desportiva Recreativa e Social (ACDRS) de Quinhendros, em Montemor-o-Velho, promove uma viagem gastronómica com a 15ª edição do Festival do Caracol.
“Este era um evento organizado pelas comissões de festas. Depois de um ano de interregno, decidimos avançar para a realização do festival por entendermos que este era um evento importante para a dinamização da nossa localidade, mas também para não deixar cair no esquecimento um evento que já é uma tradição”, esclareceu Bruno Rodrigues, presidente da ACDRS de Quinhendros.
“A adesão está a superar as nossas expetativas e, no primeiro dia, foram preparados mais de 100 kgs de caracóis”, avançou o dirigente.
No sábado, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, acompanhado do vereador Décio Matias e da 2º secretária da mesa da Assembleia Municipal, Célia Craveiro, marcou presença na iniciativa, deixou palavras de elogio à direção por ter preparado um festival com “uma qualidade que está ao mais alto nível” e, ao destacar as propostas apresentadas pelo chef Pedro Martinho na sessão de show cooking, referiu: “Convido as pessoas a vir até ao festival porque se vão surpreender tal como eu me surpreendi”.
Feijoada de caracol, ovos mexidos com caracóis e orégãos e espetadas de caracóis com manteiga de ervas foram as deliciosas receitas apresentadas pelo chef, no dia 4 de maio, mas amanhã, domingo, a partir das 16h, a inovação promete continuar em alta com as sugestões que vão ficar, desta vez, a cargo do seu irmão, o chef David Martinho.
Com o intuito de proporcionar uma festa para todos, a organização, a par dos caracóis preparados de modo tradicional tem também disponíveis outros petiscos – enguias fritas, moelas, pica-pau –, não faltando o tradicional arroz doce.
 
 
XV Festival do Caracol | Quinhendros | Programa
3, 4 e 5/ de sexta a domingo | ACDRS de Quinhendros | Montemor-o-Velho
 
3/ sexta-feira
18h Abertura do Festival com serviço de Bar
 
4/sábado
12h Abertura do Festival com serviço de Bar
Animação Musical
 
5/domingo
12h Abertura do Festival com serviço de Bar
Show Cooking
Encerramento do Festival do Caracol
 
Publicado em Notícias
Durante o fim de semana de 4 e 5 de maio, a Freguesia de Santo Varão volta a mostrar todo o seu sabor, dinamismo e espírito associativo com a 5ª edição do Festival Gastronómico da Freguesia de Santo Varão.
“Este festival está a crescer com qualidade e sustentabilidade, sendo um sinal inequívoco do bom trabalho de João Girão, presidente da Junta de Freguesia e da sua equipa, e de todos os que colaboram para o sucesso da iniciativa”, avançou o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, durante a cerimónia de abertura o certame gastronómico.
Ao reforçar que a iniciativa “é uma visão de consolidação e de afirmação da comunidade”, o edil montemorense, acompanhado do vereador Décio Matias e da 2º secretária da mesa da Assembleia Municipal, Célia Craveiro, lembrou que o festival gastronómico “dá a possibilidade às associações de se unirem em prol da freguesia e, em comunhão de esforços, fazerem um grande evento de promoção da freguesia”.
Na ocasião, Emílio Torrão aproveitou o momento também para deixar um agradecimento às associações que participam nos eventos do município.
Visivelmente satisfeito com a adesão demonstrada, o presidente da Junta de Freguesia de Santo Varão sublinhou: “Este é um festival que continua a crescer e que está para durar, sendo um evento que também foi pensado para as associações e comissões de festas conseguirem angariar verbas para as suas atividades”.
A par da mostra gastronómica e da apresentação do tecido associativo, junto à Urbanização da Luz, o certame contempla também um espaço de mostra comercial, pelo que o João Girão afirmou: “O espaço começa a ser pequeno para o nível de participação que já temos e, neste sentido, poderemos ter que vir a equacionar outra localização”.
Há muitos e bons motivos para visitar o V Festival Gastronómico da Freguesia de Santo e que passam, por exemplo, pelas deliciosas iguarias preparadas pelo Centro Beira Mondego, Rancho Folclórico do Centro Beira Mondego e pelo CRP – Centro de Recreio Popular de Formoselha.
 
V Festival de Gastronomia da Freguesia de Santo Varão | Programação
Urbanização da Luz
 
4/sábado
12h Abertura Solene do V Festival de Gastronomia da Freguesia de Santo Varão e visita aos stands participantes
13h Abertura dos Restaurantes e Tasquinhas
15h Animação musical com Dj Jomix
21h Grupo de concertinas Amigos da Paródia
23h Atuação da Banda Cosa Nostra
 
5/domingo
9h Reabertura do Certame
13h Abertura dos Restaurantes e Tasquinhas
15h Animação musical com Dj Jomix
16h Grupo de Fados Saudades de Coimbra
18h Continuação da animação musical com Dj Jomix
Publicado em Notícias
sábado, 04 maio 2019 16:47

XV Festival do Caracol | Quinhendros

12h Abertura do Festival com serviço de Bar
Animação Musical

5/domingo
12h Abertura do Festival com serviço de Bar
Show Cooking
Encerramento do Festival do Caracol

Publicado em Agenda Cultural
Urbanização da Luz

 

4/sábado

12h Abertura Solene do V Festival de Gastronomia da Freguesia de Santo Varão e visita aos stands participantes

13h Abertura dos Restaurantes e Tasquinhas

15h Animação musical com Dj Jomix

21h Grupo de concertinas Amigos da Paródia

23h Atuação da Banda Cosa Nostra

 

5/domingo

9h Reabertura do Certame

13h Abertura dos Restaurantes e Tasquinhas

15h Animação musical com Dj Jomix

16h Grupo de Fados Saudades de Coimbra

18h Continuação da animação musical com Dj Jomix

 

Durante o festival haverá nos restaurantes, bares e tasquinhas ementas com gastronomia e doces regionais

Publicado em Agenda Cultural

Celeiro dos Duques de Aveiro | Pereira

 

4/sábado | 21h30 | Grupo Trai-la.ró - Casal Cimeiro, Soure | “O doido e a morte”

11/sábado | 21h30 | Grupo Teatro Olimpo - Ansião, Leiria | “Meu marido que Deus haja”

18/sábado | 21h30 | URATE – União Recreativa “Os Amigos da Terra” - Carregosa, Oliveira de Azeméis | “Ai Santa Ignorância”

25/sábado | 21h30 | Grupo de Teatro O Celeiro | “Um amor verdadeiro”

26/domingo | 16h | Escola de Teatro Arménio Paiva/Grupo Jovem | “Tradições”

Publicado em Agenda Cultural
sábado, 04 maio 2019 10:43

Oficina Costurar Sorrisos | Carapinheira

4 maio/ sábado | 14h | Pavilhão Multiusos | Carapinheira
 
Oficina Costurar Sorrisos
Abrace esta causa da Little Dresses for Africa - Portugal, traga a sua máquina de costura, um tecido de algodão colorido e linha branca e passe uma tarde de voluntariado a costurar sorrisos!
 
Inscrições junto das voluntárias da zona, ou por mensagem na página de facebook da Litte Dresses for Africa ou ainda pelo contacto 967 940 344.
 
Apoio: Junta de Freguesia da Carapinheira e Rotary Club de Montemor-o-Velho
Publicado em Agenda Cultural

Saber...