Itens filtrados por data: domingo, 01 setembro 2019
Dois dias depois da receção do Rancho das Cantarinhas Flores das Tricanas de Abrunheira nos Paços do Município de Montemor-o-Velho, por ocasião da comemoração do 100 aniversário, o momento festivo continuou no dia 1 de setembro com um programa que tomou conta da Abrunheira, culminando com a muito participada Sessão Solene e Gala de Aniversário, na sede da FIRA – Filarmónica Instrução e Recreio de Abrunheira.
Depois da entrada ao som da tradicional “Noites de Luar”, António Leitão, presidente da Assembleia Geral da FIRA, congratulou-se pelo “nosso rancho ter chegado aos dias de hoje” e, ao destacar as particularidades da formação anfritriã, reforçou: “Enquanto durar o amor por estas cantarinhas, o rancho vai durar outros 100 anos”.
O rancho aniversariante atuou, pela primeira vez, a 30 de agosto de 1919 nos festejos em Honra de Nossa Senhora da Graça que foram “promovidos pelos mobilizados, desta encantadora Aldeia, que fizeram parte das expedições á Africa e á França, solenizando assim os feitos heroicos dos que se bateram pela liberdade e justiça, corregindo a tirania teutónica para bem da humanidade”, conforme se pode ler no cartaz da época.
Carlos Alves, na dupla função de presidente da União de Freguesias de Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca e de vice-presidente da FIRA – Filarmónica Instrução e Recreio de Abrunheira, começou por dizer que "o rancho começou para celebrar o fim da Primeira Grande Guerra e o regresso dos homens mobilizados sãos e salvos à Abrunheira”, todavia “foi também outra guerra, a Guerra em África, que quase fez desaparecer o rancho".
“O rancho tem sobrevivido e perdurado no tempo e, neste sentido, este rancho representa a génese do nosso povo. Apesar de existirem ranchos de cantarinhas, nenhum deles dança do princípio ao fim do espetáculo sempre com as cantarinhas à cabeça como faz o da Abrunheira”, reforçou, com orgulho e emoção.
Ao fazer referência “à carga simbólica que um centenário representa na vida das instituições”, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, avançou que a formação abrunheirense “é um dos grupos de referência do nosso concelho” e sublinhou: “Esta é uma bonita forma de expressão da cultura popular. Quero destacar, por isso, o esforço e a dedicação das senhoras que tudo fazem para dar luz e brilho ao Rancho das Cantarinhas Flores das Tricanas de Abrunheira”.
Assim, o edil montemorense manifestou a intenção de que o trabalho de preparação das cantarinhas e das respetivas danças seja registado e que “a arte destes embaixadores do concelho” passe a integrar também a informação a ser disponibilizada no futuro Centro Interpretativo de Montemor-o-Velho.
Antes de descerrar uma fotografia alusiva ao centenário, na companhia de António Inácio, ensaiador do rancho, o edil montemorense partilhou com o muito público presente o troféu de Honra do Município de Montemor-o-Velho ao Rancho das Cantarinhas Flores das Tricanas de Abrunheira, cuja entrega decorreu na receção dos Paços do Município, no dia 30 de agosto.
Durante a Sessão Solene e Gala de Aniversário, o rancho foi interpretando algum do seu reportório, Rita Aguiar Fonseca declamou dois poemas da autoria de Maria do Carmo Cachulo sobre as vivências na Abrunheira, assim como foi feito um agradecimento ao maestro António Luís Mota pela colaboração que tem prestado ao rancho e uma homenagem ao ensaiador António Oliveira Inácio.
A par do momento festivo na sede da FIRA, a missa solene de aniversário, a romagem ao cemitério e o almoço-convívio foram outros dos momentos que marcaram a comemoração do programa do centésimo aniversário preparado para os dias 30 de agosto e 1 de setembro.
Recorda-se que o Rancho das Cantarinhas Flores das Tricanas de Abrunheira integra a FIRA, através da sua secção de folclore.
Publicado em Notícias
Nos dias 31 de agosto e 1 de setembro, cerca de 160 conjuntos passaram pelo Centro Equestre de Montemor-o-Velho para participar na XV Taça Inês de Castro.
No domingo, o vereador Décio Matias voltou a constatar “a atividade de excelência que a associação montemorense tem vindo a desenvolver” e congratulou-se “pela capacidade de estar a captar cada vez mais público a Montemor-o-Velho”.
Elsa Monteiro Grillo, presidente do Centro Equestre de Montemor-o-Velho, reiterou: “Foi um ótimo campeonato, com boa afluência de público e de participantes”.
A Feira do Cavalo continua na próxima semana. No dia 7 de setembro realiza-se, às 22h, o espetáculo equestre com o prestigiado cavaleiro Miguel Fonseca e, no dia 8, a partir das 10h30, o 31º Concurso de Modelo e Andamentos de Cavalos Cruzados e o 2º Concurso de Cavalos Puro Sangue Lusitano.
Publicado em Notícias

Foi com casa cheia que o Centro de Recreio Popular (CRP) de Formoselha – Associação Cultural Desportiva e de Solidariedade assinalou, no dia 1 de setembro, 68 anos de dedicação à arte, à cultura, ao desporto e ao associativismo.
O presidente do CRP, Luís Freitas, em dia de festa, aproveitou para lembrar as atividades já realizadas no âmbito da programação de aniversário, assim como deixou palavras de agradecimento “a todos os que ajudam o CRP”, reconhecendo, de forma mais particular, os apoios dados pela Junta de Freguesia de Santo Varão, e por Jaime Pessoa e Jorge Carvalho.
No momento, o Presidente da Junta de Santo Varão, João Girão, reiterou a intenção de continuar a apoiar a instituição e desejou que continue “a trabalhar em prol da comunidade”.
Presente na iniciativa, o vereador Décio Matias, saudou a passagem de mais um aniversário que mostra “o dinamismo e a vitalidade” do CRP e defendeu que “o associativismo tem que ser capaz de ser autossustentável”.
Ao reiterar o apoio municipal à instituição aniversariante, “no âmbito das regras que se encontram definidas no programa de apoio ao associativismo”, Décio Matias afirmou que a atividade municipal se rege por “uma postura de transparência” e que “a Câmara Municipal honra os seus compromissos”.
Na ocasião, José Soles Girão, presidente da Assembleia-geral do CRP, reforçou: “Somos uma equipa com alguma idade, porém estamos a desenvolver todas as ações previstas no plano de atividades. Esta é uma data muito bonita e é muito importante ser celebrada com os sócios, com os homens e com as mulheres que ajudam a construir um CRP mais forte”.
Integrado no programa de aniversário, a animação regressa ao CRP no dia 15 de setembro com uma vacada, realizando-se, no dia 22, o Grande Prémio de Atletismo do CRP de Formoselha. O programa encerra a 6 de outubro com o Festival das Sopas.

Publicado em Notícias
domingo, 01 setembro 2019 16:58

Campeonato de Portugal | Open de Supermoto

Centro de Alto Rendimento

31 de agosto e 1 de setembro

 

31 de agosto | 16h | treinos

1 de setembro | das 9h às 18h

Publicado em Agenda Cultural
31 de agosto e 1 de setembro de 2019 | Centro Equestre de Montemor-o-Velho
 
 
 
01/domingo
10h |
Provas de escolas: varas no chão, cruzes, 0,50m
Prova pequena: 0,80m
 
15h
Prova média 1m
Prova grande 1,10m
Grande Prémio Inês de Castro 1,20m
Publicado em Agenda Cultural
domingo, 01 setembro 2019 13:59

XX Troféu Alves Barbosa – Cadetes

2ª etapa

Partida: 10h | Arazede

Chegada: Montemor-o-Velho (Castelo)

Publicado em Agenda Cultural
Cumprindo a tradição, o último quilómetro da 2ª e última etapa do Troféu Alves Barbosa – Cadetes terminou disputada ao spint com a sempre emocionante subida ao castelo de Montemor-o-Velho. A festa do desporto e da amizade voltou a tomar conta da 20ª edição de prova que homenageia uma das maiores glórias do ciclismo nacional: Alves Barbosa.
Após a saída da prova, em Arazede e que contou com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal, José Veríssimo, o pelotão realizou uma etapa muito rápida que passou por todo o concelho de Montemor-o-Velho, tendo rolado compacto, praticamente, durante toda a tirada.
Numa etapa que quase pareceria um decalque do primeiro dia de prova que fez a ligação entre Montemor-o-Velho e Águeda, António Morgado 87 - ANIPURA - GDM Escola Alexandre Ruas, foi o protagonista do prémio Alves Barbosa, ao levar para casa, o estatuto de campeão. Venceu a etapa, tendo, por isso, vestiu de amarelo, assim como conquistou a verde (geral por pontos) e a camisola branca (juventude).
“Estou muito feliz com esta vitória e dedico-a também à minha equipa. Foi um trabalho coletivo”, avançou, visivelmente satisfeito.
No final da cerimónia da entrega de prémios, o vereador Décio Matias aproveitou o momento para deixar palavras de agradecimento a todos os que “fizeram da 20ª edição do troféu Alves Barbosa um tremendo sucesso” e revelou: “Este ano, por motivos alheios ao Município não foi possível termos três dias de prova, todavia, em 2020, temos a intenção de engrandecer ainda mais este evento. Assim, vamos desenvolver todos os esforços para transformar o Troféu Alves Barbosa no Grande Prémio Alves Barbosa”.
Recorda-se que o XX Troféu Alves Barbosa foi organizado pelo Município de Montemor-o-Velho com a colaboração da UVP/Federação Portuguesa de Ciclismo e da Associação de Ciclismo da Beira Litoral.
Para o sucesso do XX Troféu Alves Barbosa muito contribuíram os voluntários envolvidos: médico, enfermeiro, fisioterapeutas e as “meninas dos brindes”.
 
 
 
20º Troféu Alves Barbosa – Cadetes | Classificações 1ª Etapa | Montemor-o-Velho – Águeda
 
Pódio da 2ª Etapa:
1º António Morgado 87 - ANIPURA - GDM Escola Alexandre Ruas
2º André Rocha 223 - Seissa KTM
3º Diogo Saleiro 26 - Seissa KTM
 
Pódio – Classificação Geral
1º António Morgado 87 - ANIPURA - GDM Escola Alexandre Ruas
2º Diogo Saleiro 26 - Seissa KTM
3º André Rocha 223 - Seissa KTM
 
Camisolas
Camisola Amarela António Morgado 87 - ANIPURA - GDM Escola Alexandre Ruas
Camisola Rosa (metas volantes) Gustavo Alves 67 Vilanovense
Camisola Verde (pontos) António Morgado 87 - ANIPURA - GDM Escola Alexandre Ruas
Camisola azul (montanha) Daniel Merayo 200 Ante en Transfer-LPS
Camisola Branca (Juventude) António Morgado 87 - ANIPURA - GDM Escola Alexandre Ruas
 
Geral por equipas | Pódio
1º Grupo Desportivo Lousa
2º Anipura GDM Escola Alexandre Ruas
3º Seissa KTM
 
Publicado em Notícias
domingo, 01 setembro 2019 11:07

68º Aniversário do CRP de Formoselha

de 24 de agosto a 6 de outubro | Formoselha

1/9 | Almoço de aniversário
15/9 | Vacada
22/9 | Grande Prémio de Atletismo CRP nas ruas de Formoselha
6/10 | Sopas da Aldeia, 2ª edição

Org.> CRP de Formoselha

Publicado em Agenda Cultural

 

30 de agosto/sexta
17h Receção Oficial nos Paços do Concelho
18h30 Atuação na Praça Dr. José Regalão (local em que o Rancho das Cantarinhas atuou pela 1ª vez, na então Praça da República)

1 de setembro/domingo
10h30 Missa Solene de Aniversário
11h30 Romagem ao Cemitério
12h30 Almoço-convívio
16h30 Sessão Solene e Gala do Centenário

Publicado em Agenda Cultural
No dia 31 de agosto, na gala dos pré-finalistas 7 Maravilhas Doces de Portugal, que se realizou em Ferreira do Zêzere, o Pastel de Tentúgal garantiu um lugar na Grande Finalíssima que vai decorrer em Montemor-o-Velho, no próximo sábado, dia 7 de setembro.
Foi em ambiente de grande festa e apoiado por uma claque imensa, repleta de energia e boa-disposição, que a iguaria, desde o primeiro momento do programa transmitido pela RTP, mostrou toda a sua força e carinho de todos, mantendo-se sempre na posição cimeira da tabela classificativa.
O padrinho da candidatura, João Ataíde das Neves, secretário de Estado do Ambiente, lembrou que “é um pastel com identidade” e “foi precioso” na atribuição do título Região Europeia da Gastronomia 2021, uma candidatura foi apresentada na época em que o governante desempenhava funções como presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.
“É um pastel único, com 408 anos e com a massa mais fina do mundo, com 0,15mm”, reforçou.
Ao avançar que “o Pastel de Tentúgal é só feito por mulheres e é uma mensagem de amor e carinho, para todo o Portugal e para todo o mundo, das mulheres de Tentúgal”, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, sublinhou: “É a consagração de um doce que é uma obra de arte”.
“Agradeço a Portugal, à Junta de Freguesia de Tentúgal, que foi quem iniciou este caminho, aos pasteleiros presentes, que foram muito importantes para esta vitória, e a todos aqueles que acreditaram em nós”, reiterou.
O edil montemorense lembrou ainda que “o grande projeto Região Europeia da Gastronomia 2021”, lançado pelo padrinho da candidatura, vai ser fundamental “para a internacionalização do Pastel de Tentúgal”.
No decorrer da gala dos pré-finalistas 7 Maravilhas Doces de Portugal, José Craveiro, líder da claque, voltou a demonstrar todo o seu amor ao pastel e a Tentúgal e esclareceu: “O Pastel de Tentúgal nasceu dentro do convento para ser remédio para os malnutridos, com as freiras a terem o cuidado de criar, inicialmente, este doce para valer às crianças e aos mais idosos”.
O Pastel de Tentúgal está cada vez mais perto de conquistar o título 7 Maravilhas Doces de Portugal e, por isso, continua a contar com o apoio de todos.
As linhas para votar no Pastel de Tentúgal - 760 107 104 (0,60€ + IVA) - voltam a estar disponíveis no domingo, dia 1 de setembro, as partir das 17h.
Publicado em Notícias

Saber...