Itens filtrados por data: sábado, 25 janeiro 2020
No dia 25 de janeiro, o sabor da tradição ultrapassou todos os números da edição anterior do Festival da Sopas do Zambujeiro, na freguesia de Arazede. A terceira edição do certame gastronómico reuniu 400 convivas que aproveitaram para saborear 21 sopas oferecidas por restaurantes dos concelhos de Montemor-o-Velho e Cantanhede e por moradores do Zambujeiro.
Bastante satisfeita com “a adesão demonstrada”, Ana Buco, da comissão de festas em Honra de S. Tomé 2020, constituída também por Ivo Silva, Nelson Marques e José Elias, referiu: “A par das sopas, tivemos também muitos apoios e que se traduziram, por exemplo, na oferta de bebidas, do pão, de pastelaria ou na decoração do espaço”.
“Queremos agradecer todos os apoios e esta participação excelente. As verbas angariadas destinam-se à organização dos Festejos em Honra de S. Tomé que decorrem no primeiro fim de semana de julho. Para responder ao número de inscrições, tivemos que acrescentar uma tenda ao espaço da Associação Alegria do Zambujeiro de modo a que todos os participantes pudessem saborear as sopas mais comodamente”, esclareceu.
A chefe do Gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Diana Andrade, acompanhada do tesoureiro da Junta de Freguesia de Arazede, Paulo Costa, testemunhou a elevada adesão ao evento e sublinhou: “Estive presente na primeira edição e, por isso, é com muito gosto que vejo que é uma iniciativa que continua a crescer de uma forma fantástica e que confirma que o Zambujeiro continua bastante dinâmico. A par do convívio, estes são momentos que mostram não só a excelência da nossa gastronomia, mas também um espírito comunitário muito forte capaz de congregar esforços que ultrapassam as fronteiras do nosso concelho”.
“Está de parabéns a comissão dos Festejos em Honra de S. Tomé que continuou a honrar o legado das comissões anteriores e, ao elevar a fasquia, incita-nos a regressar no próximo ano para continuarmos a viver e a sentir a cultura, a gastronomia e o carinho das gentes do Zambujeiro”, reforçou.
As sopas de feijão verde, de nabos, de grão, de keko, da pedra, de castanhas, de peixe, de cação, da avó, à lavrador, à Portuguesa, de legumes, de abóbora com camarão frito em tomate, os cremes de ervilhas e de marisco, o caldo verde e a canja foram alguns dos saborosos caldos que puderam ser apreciados ao longo da noite.
A animação musical ficou a cargo do Duo Tema.
 
Agradecimentos da Comissão de festas em Honra de S. Tomé 2020 | Zambujeiro
Associação Cultural e Recreativa, Alegria do Zambujeiro, Restaurante Oliveiras (Escoural), Restaurante Joka (Sanguinheira), Restaurante Frango Malandro (Cantanhede), Restaurante Serrado (Arazede), Patinhos Eventos (Ladeira dos Caiados), Restaurante Pimpão (Seixo de Gatões), Restaurante Faisão (Berlengas), Restaurante Panorama (Praia da Tocha), Restaurante o Escondidinho (Cavaleiros), A Taberna (Cantanhede), Take Away Avenida Brasil (Cantanhede), Restaurante A Gandareza (Cantanhede), Café A Lagoa Grande (Faíscas), Magnólia Jardim (Cantanhede), Américo Pereira Dias (Zambujeiro), Fernanda Ramalho (Zambujeiro), Abel Carapeto (Zambujeiro), Fernando Barreto (Zambujeiro), Rosa Labela (Zambujeiro), Quinta Oliveira (Faíscas), Isabel Melo (Murtede), Quinta do Outeiro (Tentúgal), Quinta da Couceira (Fornos), Café André (Tentúgal), Miguel Tabanez (Zambujeiro), Pousadinha (Tentúgal), Padaria de Braganção, Padaria do Zambujeiro, Padaria do Carlos Pedreiro, Padaria do Jorge (Cantanhede), Manuela Ranhel, Edite Tomás, Angelina Miranda, Vítor Silva, Sabores do Vending, António Trindade, Sérgio Santos e a todos os familiares, amigos e pessoas que direta ou indiretamente ajudaram na realização do evento.
Publicado em Notícias

 Teatro Esther de Carvalho | Montemor-o-Velho

A 66ª produção do Centro de Iniciação Teatral Esther de Carvalho (CITEC) é a adaptação teatral da obra homónima de David Machado.

 

25/sábado | 21h30

26/domingo | 17h30

 

Entrada Livre

Publicado em Agenda Cultural
sábado, 25 janeiro 2020 14:27

III Festival das Sopas | Zambujeiro

19h30 | Associação Alegria do Zambujeiro | Zambujeiro

Animação com Duo Tema

Org.> Comissão de Festas em Honra de S. Tomé 2020

Publicado em Agenda Cultural

Etapas:

Dia 24 de janeiro, sexta-feira - Prólogo de 4km (Partida 1ª dupla às 20h00);

Dia 25 de janeiro, sábado - Etapa 1 de 80 km (Partida às 9h00);

Dia 26 de janeiro, domingo - Etapa 2 de 70 km (Partida às 9h00).

 

Inscrições/informações em www.racenature.com

 

Org.> Biketreino

Publicado em Agenda Cultural
“Muito obrigado por terem vindo a Montemor-o-Velho e vamo-nos divertir!” As palavras são do presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho e foram proferidas no arranque da primeira etapa da Racenature Montemor-o-Velho e Figueira da Foz 2020, no Largo da Feira, em Montemor-o-Velho.
Acompanhado do vereador Décio Matias, o edil montemorense, deu o exemplo na linha da frente, com o dorsal nº1, saudou a realização do evento e referiu: “Esta é também a terra de Alves Barbosa, a terra do ciclismo. Trazer uma prova deste âmbito ao concelho, era uma ambição antiga e muito querida por nós, por mim e pelo dr. Décio Matias”.
No momento, João Cabreira, da Biketreino, mostrou-se confiante na realização da jornada desportiva e explicou: “Os trilhos sofreram algumas alterações devido às cheias, mas de certeza que iremos passar nesses locais previstos inicialmente no próximo ano”.
“É uma prova aberta e têm que se cumprir as regras de trânsito. O mais importante não é chegar primeiro, mas chegarmos bem e divertirmo-nos. Esse é que é o espírito do Racenature.”, reforçou.
Com cerca de 280 inscrições, a Racenature Montemor-o-Velho e Figueira da Foz 2020, iniciou-se na sexta-feira, dia 24, com um prólogo na Figueira da Foz, contando com a realização de duas etapas no concelho de Montemor-o-Velho, nos dias 25 e 26 de janeiro.
No sábado, os participantes percorrem uma distância de cerca de 80 km, com 1500 m de acumulado de subida.
No domingo, dia 26, a emoção desportiva regressa ao Largo da Feira com a cerimónia de pódio às 8h15, a partida para a segunda etapa, às 9h, e entrega de prémios às 14h.
A prova é organizada pela Biketreino, tem como parceiros institucionais os Municípios de Montemor-o-Velho e da Figueira da Foz, e os participantes competem individualmente ou em duplas, num percurso obrigatório e guiados por GPS individual.
Publicado em Notícias

Saber...