Itens filtrados por data: sábado, 29 fevereiro 2020
Até domingo, a organização estima receber mais de 350 visitantes, na XXIII edição do Festival da Lampreia | Sabores do Rio, na Ereira.
Peixe do rio frito, arroz doce, sopa de peixe, lampreia e arroz são as estrelas da iniciativa levada a efeito pela Associação Cultural Desportiva e Social (ACDS) da Ereira e que, nos últimos anos, para dar resposta à elevada procura, levou a que o delicioso evento gastronómico tivesse crescido para dois dias de celebração gastronómica, realizando, para o efeito, dois serviços de almoço.
No sábado, dia 29 de fevereiro, o presidente da ACDS da Ereira deu as boas-vindas e agradeceu a presença dos cerca de 160 comensais vindos de todo o país e, endereçando “um forte abraço ao Senhor Presidente da Câmara Municipal”, aproveitou para reconhecer “a colaboração da direção da associação e às dezenas de voluntários que permitiram a realização do 23º festival da lampreia”, assim como deixou um cumprimento especial também aos participantes são presença assídua desde a primeira edição; e à Câmara Municipal e à Junta de Freguesia por continuarem a colaborar com o associativismo.
Bastante satisfeito pela realização de mais um evento que contribui para a promoção da freguesia e do concelho, Vasco Martins, presidente da Junta de Freguesia da Ereira, lembrou as qualidades dos produtos existentes no seu território e destacou “a recente intervenção de limpeza feita pela Câmara Municipal no Leito Padre Estêvão Cabral, um local onde também é capturado o maravilhoso peixe do rio para este festival”.
De igual modo, o vice-presidente da Câmara Municipal, José Veríssimo, e o presidente da Assembleia Municipal, Fernando Ramos, elogiaram, respetivamente, a “gastronomia de excelência servida à mesa na Ereira” e “a terra de agricultores, pescadores, cozinheiros e cozinheiras que, através da preparação das diversas iguarias, levam o nome da Ereira e de Montemor-o-Velho cada vez mais longe”.
Na ocasião, José Veríssimo deixou também um convite para visitarem Montemor-o-Velho, de 6 a 15 de março, no Largo da Feira. “Contamos com a vossa presença, dos vossos amigos e família no Festival do Arroz e da Lampreia”.
Na cozinha do Festival da Lampreia | Sabores do Rio, na Ereira, Clara Silva, a responsável pela preparação dos almoços, ia estando atenta a todos os pormenores e avançou: “Nesta edição vamos preparar mais de 160 lampreias, cerca de 30 kg de peixe do rio e mais de 45 kg de arroz, usado no arroz de lampreia e no arroz doce”.
Após o almoço, o grupo Musical Band toma conta do programa de animação, desafiando os participantes da darem um pezinho de dança.
Publicado em Notícias
13h | almoço | Associação Cultural Desportiva e Social da Ereira
 
 
 
Publicado em Agenda Cultural
sábado, 29 fevereiro 2020 15:00

VI Torneio de Futsal Interfreguesias

VI Torneio de Futsal Interfreguesias | Pavilhão Municipal de Montemor-o-Velho
 
15, 22 e 29 de fevereiro
14 de março - Finais
 
 
 
 
Calendário dos Grupos A e B
 
Grupo A
Junta de Freguesia da Carapinheira, Junta de Freguesia de Tentúgal, Junta de Freguesia das Meãs do Campo e Junta de Freguesia de Liceia
 
Grupo B
Junta de Freguesia de Arazede, Junta de Freguesia de Pereira, Junta de Freguesia da Ereira e União de Freguesias de Montemor-o-Velho e Gatões
 
 
Calendário – Grupo A
 
 
Jornada 3 – 29 de fevereiro
JF Carapinheira - JF Liceia – 19h
JF Tentúgal - JF Meãs do Campo – 21h
 
Calendário - Grupo B
 
 
Jornada 3 – 29 de fevereiro
JF Arazede - UF Montemor-o-Velho e Gatões – 20h
JF Pereira - JF Ereira – 22h
 
Finais - 14 de março – 15h
Publicado em Agenda Cultural
sábado, 29 fevereiro 2020 11:41

Abrunheira recebe X Montaria da ADCRA

A X Montaria da ADCRA - Associação Desportiva de Caçadores da Região de Abrunheira reúne, ao longo dia 29 de fevereiro, cerca de 70 monteiros, matilheiros e convidados numa jornada desportiva e de confraternização.
No arranque da montaria, Bruno Rodrigues, presidente da ADCRA, avançou que a iniciativa procura “proporcionar um momento de convívio”, mas também “contribuir para o ordenamento de espécies cinegéticas, nomeadamente para o controlo da densidade de javalis, de modo a minimizar os estragos que provocam nos espaços agrícolas e florestais”.
Com palavras de reconhecimento à ADCRA, pelas atividades de realizam no âmbito “da atividade cinegética”, o vice-presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, José Veríssimo, aproveitou ainda o momento para deixar “um cumprimento especial” a Joaquim Rainho “pela atividade que desenvolveu ao serviço da ADCRA”.
No dia em que se despede da atividade cinegética, o diretor da montaria e “presente na associativa desde o início”, , agradeceu as palavras de todos e, com alguma emoção, relembrou que “a segurança é a palavra de ordem na montaria que se vai realizar”.
À margem da iniciativa e com o humor que lhe é característico, Joaquim Rainho referiu: “Sou caçador desde muito novo. Caçar é uma atividade de muita responsabilidade, exige muito esforço, e os meus joelhos já se queixam das caminhadas. Agora, se calhar, vou-me dedicar à pesca”.
A X Montaria da ADCRA é constituída por 42 portas, conta com a utilização de 6 matilhas e, no final, as peças de caça são divididas pelos participantes.
O taco (pequeno-almoço), os reforços alimentares e o almoço de confraternização ficaram sob a responsabilidade da Comissão de Festas em Honra de Nª Srª da Graça 2020.
 
Publicado em Notícias

Saber...