Itens filtrados por data: domingo, 19 junho 2022

Aos 214 anos, a Associação Filarmónica União Verridense (AFUV) continua com motivos para sorrir. Este domingo, dia 19 de junho celebrou-se a música, a cultura, o associativismo, o talento e a alegria do reencontro com o público no auditório da AFUV, em Verride.

Com palavras de homenagem “a todos aqueles que ao longo destes 214 anos fizeram a AFUV crescer em dimensão e em qualidade”, Juliana Guardado, presidente da direção da associação verridense, sublinhou: “A AFUV é, e sempre foi, uma associação de pessoas e para as pessoas”.

No decorrer da sessão solene que contou também com a intervenção de Leonardo Alves, presidente da Assembleia-geral da FIRA, a dirigente aludiu ainda às dificuldades que a pandemia veio colocar em evidência na vida associativa, tendo aproveitado o momento para fazer um apelo “ao Estado para que preste especial atenção à cultura, apoiando estas instituições na proporção do seu importantíssimo papel no desenvolvimento das comunidades locais”.

De igual modo, o presidente da União de Freguesias de Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca, Nuno Valente, recordou os ensinamentos e os valores que adquiriu durante a sua passagem pela AFUV e, ao reiterar o apoio institucional, sublinhou: “Esta casa tem que ser sempre um pilar dentro na nossa comunidade”.

Por sua vez, o vice-presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, José Veríssimo, frisou: “É um orgulho para o concelho de Montemor-o-Velho ter uma das filarmónicas mais antigas do país ainda em atividade e que continua a representar a nossa cultura”.

Com palavras de agradecimento à AFUV, José Veríssimo, mostrou confiança no futuro e sublinhou: “São não pararam desde o início da pandemia, nada vos vai parar. Dou os parabéns também a esta jovem direção que é o futuro e a continuidade da AFUV”.

Durante a tarde foi também reconhecida a dedicação de músicos da AFUV – João Guardado e Mauro Pombo – 5 anos, Leonardo Alves e Maria Martins – 10 anos, Marlene Moreira e Débora Mena – 15 anos, e Rui Nobre – 25 anos.

O 214º aniversário ficou também marcado por uma sentida homenagem a Raúl Cardoso, distinto músico natural de Verride, autor, por exemplo, da Marcha da GNR, intitulada "Pela lei e pela Grei", ou do Hino dos 200 anos da AFUV.

 Ao agradecer a homenagem, referiu “Tenho imenso orgulho em ter nascido nesta terra”.

A tarde festiva ficou concluída com os concertos da Filarmónica Lyra Barcoucence 10 de Agosto e da AFUV.

No domingo, dia 26 de junho, as comemorações do 214º aniversário terminam com uma arruada pelas ruas de Verride, às 10h, e, às 15h30, o auditório da AFUV recebe o espetáculo Olha que Duas! – Revista à Portuguesa, protagonizado por Natalina José e Florbela Queiroz.

 

Fotografias dos concertos gentilmente cedidas pela AFUV

Publicado em Notícias
domingo, 19 junho 2022 17:28

ACM Cup 2022

19, 25 e 26 junho
Campo das Lages | Montemor-o-Velho

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. | 915213835","type":"text","version":1}" data-lexical-editor-key="bbmeu">Contactos: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. | 915213835

Organização: Atlético Clube Montemorense

Publicado em Agenda Cultural
19 de junho | 17h30
 
Integrada na programação regular “Castelo Sente”, programação cultural regular promovida pelo Município de Montemor-o-Velho, a iniciativa vai desvendar alguns dos momentos da peça “Jorge Retorna a Montemor”, a mais recente produção do Centro de Iniciação Teatral Esther de Carvalho (CITEC).
 
Entrada Livre
Publicado em Agenda Cultural

18 e 19 de junho | Centro Náutico

Exposição Automóvel | Drift | Animação

 

Saiba mais em https://www.facebook.com/BaixoMondegoMotorfestival

 

Org. > Asphalt Emotion Club

Publicado em Agenda Cultural
domingo, 19 junho 2022 10:36

214º Aniversário da AFUV | Verride

12, 13, 18 e 19 de junho

 

Org.> AFUV – Associação Filarmónica União Verridense

Publicado em Agenda Cultural

19 de junho/domingo | 9h30

 

Org.> Casa do Povo de Abrunheira

Publicado em Agenda Cultural
domingo, 19 junho 2022 10:30

Mercado de Produtos Endógenos

Castelo de Montemor-o-Velho | das 10h às 18h30

 

Dias 18 e 19 de junho, produtores locais presentes:

Azeite Dentinho | Azeite;

Bolachinhas da Foz | Bolachas e Biscoitos;

Casa Agrícola António Valente | Arroz Carolino do Baixo Mondego;

Maria de Lurdes Simões da Silva | Trabalhos em Lã e Linha.

 

A iniciativa acontece no âmbito da programação regular “Castelo Sente”, promovida pelo Município de Montemor-o-Velho.

 

Publicado em Agenda Cultural

Cerca de 200 BTTistas estão a participar da 14ª Maratona Rota do Baixo Mondego, neste domingo, dia 19 de junho. Organizada pela Casa do Povo de Abrunheira (CPA), a iniciativa está de regresso dois anos após o início da pandemia. A competição é também a prova rainha do Campeonato Regional de XCM da Associação de Ciclismo da Beira Litoral.

Presente o arranque da prova e na companhia Nuno Valente, presidente da União de Freguesias de Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca; o vice-presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, José Veríssimo destacou “o trabalho que a CPA tem vindo a desenvolver nas suas diversas valências”. Ao desejar “uma boa prova aos/às participantes”, referiu: “Este é mais um evento de excelência que confirma também a vocação desportiva do concelho”.

No momento, o presidente da CPA, José Carvalho, explicou “que a prova esteve encerrada durante dois anos por causa da Covid19, por forma também a proteger os nossos idosos”, tendo-se mostrado, por isso, “bastante satisfeito pelo regresso à ribalta [das competições desportivas] da Maratona Rota do Baixo Mondego”.

A par da vertente competitiva, destinada a atletas federados, a Rota do Baixo Mondego é aberta também a atletas não federados que se encontram a participar na categoria de promoção em duas distâncias diferentes, nomeadamente a meia-maratona (45km) e a maratona (70km).

Veja os resultados da prova em https://www.bttmanager.com

Saiba mais em www.cm-montemorvelho.pt / https://www.facebook.com/AbrunheiraBikeTeam/

 

Publicado em Notícias

Saber...