Itens filtrados por data: quarta, 11 outubro 2023
quarta, 11 outubro 2023 18:21

Realiza.te divulgado em Bruxelas

O projeto Realiza.te esteve hoje (quarta-feria, dia 11 de outubro) em destaque na 21ª Semana Europeia das Regiões e dos Municípios, que está a decorrer até 12 de outubro em Bruxelas.
 
O Realiza.te é um programa de ação promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) que visa promover o sucesso académico, a equidade social, o emprego e a igualdade de oportunidades para os jovens.
Destinado a todas as escolas públicas dos 19 municípios da CIM-RC, desde alunos, professores, pais e pessoal não docente, o Realiza.te tem como meta diminuir o insucesso e o abandono escolar precoce em 10% no território da Região.
São exemplos da aplicação deste projeto no concelho de Montemor-o-Velho, o programa educativo "Imagine.Create.Succeed - O Futuro é Teu" que, adaptado aos diferentes graus de ensino, pretende desenvolver o espírito empreendedor dos/as participantes, diversas palestras educacionais, sessões de capacitação para o empreendedorismo ou o concurso intermunicipal de ideias de negócio, entre outros.
Desde o arranque do programa cofinanciado pelo Centro2020, Portugal2020 e Fundo Social Europeu, em 2017, tem-se revelado um sucesso, tendo um investimento inicial de 4.521 milhões de euros superando os indicadores iniciais em 147,5%.
 
Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, destacou a importância deste programa de ação que "tem resultados visíveis no território e, em particular, no concelho de Montemor-o-Velho, com o desenvolvimento de competências ao nível do empreendedorismo, da inovação e da criatividade, tornando as nossas escolas em lugares ainda mais felizes".
 
 
A apresentação deste projeto na Semana Europeia das Regiões e dos Municípios reveste-se de particular interesse pois este é o maior evento anual dedicado à política regional, durante o qual as regiões e os municípios mostram a sua capacidade de gerar crescimento e emprego, de implementar a política de coesão da União Europeia, demonstrando a importância do nível local e regional para a boa governação europeia.
Publicado em Notícias
Centenas de motas e motorizadas trouxeram animação redobrada à Portela, na freguesia de Tentúgal, no domingo, dia 8 de outubro. O Passeio de Motas e Motorizadas, primeiro evento organizado pelos Festeiros 2024 da Festa em Honra de Nossa Senhora da Conceição, teve uma elevada participação, surpreendendo a organização.
 
A adjunta do presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Célia Craveiro, elogiou “a capacidade de iniciativa, organização e mobilização” da nova comissão e aproveitou o momento para “desejar que continuem a reunir amigos, a produzir eventos que tragam mais gente à Portela e que divulguem a freguesia de Tentúgal e o concelho de Montemor-o-Velho”.
 
Depois do passeio matinal pelo concelho, os/as participantes regressaram às instalações do Grupo Cénico e Amador da Portela para um animado almoço de convívio que se prolongou durante a tarde.
Publicado em Notícias
Paulo Silva Trio, da Associação Catrapum Catrapeia, vai atuar na Igreja de Santa Maria Madalena, na envolvente Sul do Castelo de Montemor-o-Velho (exterior das muralhas próximo da entrada principal), no sábado, dia 14 de outubro, às 17h, no âmbito do Ciclo Jazz ao Luar, da Fundação Inatel.
 
O entardecer cultural, protagonizado por Paulo Silva (bateria), João Cação (contrabaixo) e Rodrigo Paredes (vibrafone), vai trazer até Montemor-o-Velho alguns clássicos do jazz norte-americano.
 
A entrada é gratuita e o concerto integra a programação cultural regular do Castelo, “Castelo Sente”, promovida pelo Município de Montemor-o-Velho.
 
Nota: Em caso de condições climatéricas adversas, o concerto realiza-se na Igreja de Santa Maria da Alcáçova (no interior do Castelo).
Publicado em Notícias
A Biblioteca Municipal Afonso Duarte (BMAD) e o Arquivo Municipal de Montemor-o-Velho vão poder ser visitados no dia 18 de outubro, às 10h. Os/as interessados/as em conhecer o funcionamento dos espaços, os acervos ou assistir ao processo de desmaterialização podem agendar a visita através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..
 
A iniciativa, promovida pelo Município de Montemor-o-Velho, realiza-se no âmbito da comemoração dos 50 anos da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação.
 
Horários:
Biblioteca Municipal Afonso Duarte | 2ª a 6ª | das 9h30 às 18h30
Arquivo Municipal | 2ª a 6ª | das 09h às 13h
Publicado em Notícias

A unidade de Montemor-o-Velho da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Coimbra está de regresso a casa, depois das obras de reabilitação do edifício.

A secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes, acompanhada da presidente da direção da APPACDM de Coimbra, Helena Albuquerque, do vereador da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Décio Matias, e do vogal Programa Operacional da Região Centro, da Comissão de Coordenação da Região Centro, Luís Filipe, inaugurou esta terça-feira, dia 11 de outubro, a requalificação da unidade funcional de Montemor-o-Velho da APPACDM.

Após a visita às instalações e do momento cultural protagonizado pelos utentes do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) da APPACDM, Ana Sofia Antunes sublinhou que "este edifício precisava de uma intervenção urgente" que se concretizou numa casa renovada.

Ao destacar que a unidade de Montemor-o-Velho conta com 30 utentes no CACI e cerca de 20 pessoas no centro profissional para a deficiência, a presidente da direção da APPACDM de Coimbra destacou o trabalho de continuidade desenvolvido e agradeceu ao Município de Montemor-o-Velho por, ao longo dos anos, ser um "parceiro" no projeto de inclusão.

Elogiando a "tarefa de cuidar" assumida pela APPACDM, o vereador Décio Matias afirmou que "Montemor não apregoa a inclusão, pratica-a". "Continuaremos sempre disponíveis para trabalhar em conjunto e em parceria com a APPACDM", acrescentou.

O novo ginásio, a substituição da cobertura, a nova cozinha, salas de estimulação sensorial, de fisioterapia, de formação e a biblioteca são alguns dos espaços da Unidade de Montemor-o-Velho que vão potenciar as respostas da instituição, maximizando a qualidade do serviço prestado e oferecendo maior conforto aos utentes, e também reforçar a ligação à comunidade. Um investimento de 792 mil euros, que contou com apoio do Centro 2020.

Publicado em Notícias
Cerca de 150 participantes aderiram à VII Caminhada pela Saúde Mental e percorreram quatro quilómetros em Montemor-o-Velho, na manhã de terça-feira, dia 10 de outubro.
 
O Dia da Saúde Mental foi o mote para a iniciativa dinamizada pela UCC - Unidade de Cuidados na Comunidade de Montemor-o-Velho, em articulação com o Município de Montemor-o-Velho e o Destacamento Territorial de Montemor-o-Velho da GNR, através da Secção Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário e Direitos Humanos.
 
Para além da atividade física, a Caminhada, que teve como tema o “Envelhecimento ativo e saúde mental”, contou com momentos de descontração, exercícios de relaxamento e uma sessão de esclarecimento onde foram abordadas temáticas relacionadas com a alimentação, qualidade do sono, importância das interações sociais ou sinais e sintomas de demência e a quem se pode recorrer nestas situações.
 
Com agradecimentos “a todos os que tornaram possível a realização desta caminhada”, que superou as edições anteriores conquistando ainda mais participantes, Mafalda Gonçalves, enfermeira especialista em saúde mental da UCC de Montemor-o-Velho, referiu que “o envelhecimento apresenta muitos desafios”, destacando a importância de iniciativas de sensibilização.
 
De igual modo, Célia Craveiro, adjunta do presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, reiterou “a honra e a alegria de, este ano, o Município ser coorganizador da iniciativa”. Dirigindo-se aos/às participantes, em especial “aos muitos Seniores em Movimento que marcaram presença”, reforçou: “Vamos continuar a desenvolver atividades e ações que promovam, junto dos munícipes, um envelhecimento ativo e com mais saúde”.
 
No momento, Décio Matias, vereador do Desporto da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, sublinhou que a atividade física é fundamental para a saúde e bem-estar do corpo e da mente e que “o Centro Náutico, o Parque Ribeirinho, a Pista de Atletismo, à semelhança de tantos outros locais no concelho, convidam à prática desportiva, ao lazer, ao convívio e partilha de felicidade”. 
 
A VII Caminhada pela Saúde Mental realizou-se em Montemor-o-Velho, num percurso com cerca de 4 km, que começou e terminou no Centro Náutico, tendo passado também pelo Parque Ribeirinho.
Publicado em Notícias

Fernando Pimenta está de regresso a Montemor-o-Velho e, no dia 10 de outubro, iniciou a época desportiva da canoagem com o primeiro treino no Centro Náutico.

Na receção ao “nosso supercampeão”, o vereador da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Décio Matias, congratulou-se “pela escolha do Centro Náutico para o arranque da exigente época que se avizinha, estando mais uma vez comprovado a excelência das condições de treino” e desejou “as maiores felicidades a todos os canoístas para a época desportiva”.

Recorda-se que 2023 foi um dos melhores anos da carreira de Fernando Pimenta, com a conquista de 13 medalhas em provas internacionais, incluindo o Ouro no Campeonato do Mundo em K1 1000 metros.

Publicado em Notícias

Começou esta segunda-feira, dia 9 de outubro, a Semana do Aleitamento Materno, promovida pela Unidade de Saúde Familiar (USF) Araceti, em Arazede, concelho de Montemor-o-Velho.

Até 12 de outubro, pretende-se sensibilizar para a importância da amamentação para a saúde da mãe e do/da bebé, reforçando a promoção da saúde da comunidade e favorecendo momentos de aprendizagem e partilha.

 

A adjunta do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Célia Craveiro, marcou presença no arranque das ações direcionadas a grávidas, mães a amamentar e pais, e, sublinhando o trabalho desenvolvido pela unidade de saúde, reconheceu "a importância da sensibilização e do esclarecimento da comunidade e das famílias, desmistificando, protegendo e apoiando o aleitamento materno".

 

Durante a Semana do Aleitamento Materno vão ser abordadas diversas temáticas: “A amentação e regresso ao trabalho”, “Alimentação e nutrição na gravidez”, “Amamentação: será que o meu bebé precisa de ajuda?” e “Já Nasci! Quais os direitos dos papás no regresso ao trabalho?”.

 

Recorda-se que a iniciativa promovida pela USF Araceti se realiza no âmbito da Semana Europeia do Aleitamento Materno, promovida pela Organização Mundial de Saúde que, este ano, teve como mote “Apoiar a amamentação - fazer a diferença para mães e pais que trabalham”.

Publicado em Notícias

Saber...