A unidade de Montemor-o-Velho da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Coimbra está de regresso a casa, depois das obras de reabilitação do edifício.
A secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes, acompanhada da presidente da direção da APPACDM de Coimbra, Helena Albuquerque, do vereador da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Décio Matias, e do vogal Programa Operacional da Região Centro, da Comissão de Coordenação da Região Centro, Luís Filipe, inaugurou esta terça-feira, dia 11 de outubro, a requalificação da unidade funcional de Montemor-o-Velho da APPACDM.
Após a visita às instalações e do momento cultural protagonizado pelos utentes do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) da APPACDM, Ana Sofia Antunes sublinhou que "este edifício precisava de uma intervenção urgente" que se concretizou numa casa renovada.
Ao destacar que a unidade de Montemor-o-Velho conta com 30 utentes no CACI e cerca de 20 pessoas no centro profissional para a deficiência, a presidente da direção da APPACDM de Coimbra destacou o trabalho de continuidade desenvolvido e agradeceu ao Município de Montemor-o-Velho por, ao longo dos anos, ser um "parceiro" no projeto de inclusão.
Elogiando a "tarefa de cuidar" assumida pela APPACDM, o vereador Décio Matias afirmou que "Montemor não apregoa a inclusão, pratica-a". "Continuaremos sempre disponíveis para trabalhar em conjunto e em parceria com a APPACDM", acrescentou.
O novo ginásio, a substituição da cobertura, a nova cozinha, salas de estimulação sensorial, de fisioterapia, de formação e a biblioteca são alguns dos espaços da Unidade de Montemor-o-Velho que vão potenciar as respostas da instituição, maximizando a qualidade do serviço prestado e oferecendo maior conforto aos utentes, e também reforçar a ligação à comunidade. Um investimento de 792 mil euros, que contou com apoio do Centro 2020.
Fernando Pimenta está de regresso a Montemor-o-Velho e, no dia 10 de outubro, iniciou a época desportiva da canoagem com o primeiro treino no Centro Náutico.
Na receção ao “nosso supercampeão”, o vereador da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Décio Matias, congratulou-se “pela escolha do Centro Náutico para o arranque da exigente época que se avizinha, estando mais uma vez comprovado a excelência das condições de treino” e desejou “as maiores felicidades a todos os canoístas para a época desportiva”.
Recorda-se que 2023 foi um dos melhores anos da carreira de Fernando Pimenta, com a conquista de 13 medalhas em provas internacionais, incluindo o Ouro no Campeonato do Mundo em K1 1000 metros.
Começou esta segunda-feira, dia 9 de outubro, a Semana do Aleitamento Materno, promovida pela Unidade de Saúde Familiar (USF) Araceti, em Arazede, concelho de Montemor-o-Velho.
Até 12 de outubro, pretende-se sensibilizar para a importância da amamentação para a saúde da mãe e do/da bebé, reforçando a promoção da saúde da comunidade e favorecendo momentos de aprendizagem e partilha.
A adjunta do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Célia Craveiro, marcou presença no arranque das ações direcionadas a grávidas, mães a amamentar e pais, e, sublinhando o trabalho desenvolvido pela unidade de saúde, reconheceu "a importância da sensibilização e do esclarecimento da comunidade e das famílias, desmistificando, protegendo e apoiando o aleitamento materno".
Durante a Semana do Aleitamento Materno vão ser abordadas diversas temáticas: “A amentação e regresso ao trabalho”, “Alimentação e nutrição na gravidez”, “Amamentação: será que o meu bebé precisa de ajuda?” e “Já Nasci! Quais os direitos dos papás no regresso ao trabalho?”.
Recorda-se que a iniciativa promovida pela USF Araceti se realiza no âmbito da Semana Europeia do Aleitamento Materno, promovida pela Organização Mundial de Saúde que, este ano, teve como mote “Apoiar a amamentação - fazer a diferença para mães e pais que trabalham”.