Itens filtrados por data: segunda, 13 março 2023

A partir de amanhã, 14 de março, o Projeto de Alteração ao Regulamento Municipal das Bolsas de Estudo estará sob consulta pública durante 30 dias.

Além de se encontrar disponível na página institucional do Município, o processo poderá ser consultado na Divisão de Ação Social e Saúde Pública desta Câmara Municipal, sita no edifício da Biblioteca Municipal Afonso Duarte, durante o horário de expediente.

As sugestões deverão ser formuladas por escrito e dirigidas ao Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, podendo ser apresentadas por correio eletrónico, para o email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., entregues presencialmente, no Balcão Único de Atendimento do Município, ou por via postal, através do endereço da Câmara Municipal: Praça da República, 3140-258 Montemor-o-Velho.

 

Consulte os documentos aqui: 

Publicado em Notícias
Está a ser instalada uma estação fixa de desinfeção de embarcações no Centro Náutico de Montemor-o-Velho, por forma a reforçar o combate às invasoras aquáticas. O equipamento foi dado a conhecer aos técnicos dos municípios integrados na CIM-RC, técnicos da APA, do ICNF e agentes do Núcleo de Proteção Ambiental da GNR que, no dia 7 de março, participaram na sessão de esclarecimento sobre as espécies invasoras Ludwigia peploides e Ludwigia gandiflora.
 
Para o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, “esta estação de desinfeção, que é uma das poucas do país, é o exemplo de mais uma medida que visa preservar a fauna e a flora” do concelho e da região.
“O Centro Náutico é muito procurado por atletas nacionais e internacionais e, por isso, esta medida de biossegurança vai minimizar o aparecimento de novas invasoras ou que sejam levadas para outros locais", uma vez que o equipamento de limpeza vai permitir, por exemplo, desinfetar o casco das embarcações, explicou o edil montemorense.
 
A sessão de esclarecimento foi realizada no âmbito da candidatura “Erradicação e controlo de Ludwigia peploides e Ludwigia gandiflora em Montemor-o-Velho”, financiada pelo Fundo Ambiental, tendo contado com as intervenções de Jael Palhas e Sílvia Martins, investigadores da Escola Superior Agrária de Coimbra e do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra.
 
Na ocasião, o vereador Décio Matias destacou a importância da “ligação do Ensino Superior à realidade e à prática, de modo a combater as invasoras aquáticas e, ao mesmo tempo, ajudar a reduzir o seu impacto no território”.
 
A iniciativa terminou com a visita ao Poço da Cal para a visualização das invasoras aquáticas, mas também para ver as medidas que têm vindo a ser feitas para a preservação do nenúfar amarelo.
Publicado em Notícias

O primeiro fim-de-semana do Festival do Arroz e da Lampreia trouxe a Montemor-o-Velho milhares de visitantes e convivas que apreciaram os sabores do campo e do rio e também o vasto programa de animação e atividades para todas as idades.

“Nos últimos anos temos vindo a reforçar e a melhorar o festival e, por isso, é muito gratificante ver que as famílias e os grupos de amigos escolhem Montemor-o-Velho para se divertir e degustar a nossa gastronomia. O Festival do Arroz e da Lampreia continua a deixar a sua marca também no panorama regional”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão.

A viagem pela gastronomia, pelo artesanato e por tantas outras riquezas do concelho começou na sexta-feira, dia 10 de março, ao som dos músicos das centenárias filarmónicas do concelho, e prolonga-se até 19 de março.

“Este festival é a afirmação dos produtos endógenos do concelho, da tradição e de Montemor-o-Velho”, avançou, na cerimónia de inauguração do evento, Emílio Torrão, na companhia do presidente da Assembleia Municipal, Fernando Ramos.

O espaço do festival cresceu e está “mais surpreendente e espetacular”, sublinhou o edil Montemorense que aproveitou o momento para elogiar os produtores locais que “são verdadeiros exemplos de resiliência, de coragem e de muito sentido de missão na promoção” dos produtos feitos e produzidos no concelho.

Com palavras de agradecimento a todos os que fazem do festival um evento especial, Emílio Torrão mostrou-se muito satisfeito por se estar perante “um dos maiores eventos gastronómicos da região Centro”.

Os concertos de Mónica Sintra, de Marco Rodrigues, as danças e os cantares protagonizados pelo associativismo do concelho ou as visitas guiadas no comboio turístico foram alguns dos ingredientes que trouxeram animação redobrada à celebração dos sabores do campo e do rio. De Montemor-o-Velho para o Mundo, este sábado, o Festival do Arroz e da Lampreia foi palco do Aqui Portugal, da RTP1, num programa inteiramente dedicado à cultura, à identidade, à gastronomia, às tradições e à promoção do concelho.

Com um programa pensado para todas as idades, a ementa tem o arroz Carolino do Baixo Mondego e a surpreendente lampreia como anfitriões, mas, até dia 19 de março, há muitas iguarias para saborear e apreciar à mesa das cinco tasquinhas e das quatro petisqueiras e, no final, descobrir os espaços de doçaria tradicional e conventual do concelho.

As propostas são muitas e variadas e, em família ou com amigos, Montemor-o-Velho oferece tradição, mas também olha para o futuro, ao voltar a ser um EcoEvento Ersuc, a usar copos reutilizáveis e a promover o uso da tecnologia e do digital. Os visitantes são assim incentivados a saberem mais sobre o festival, o concelho e a região através de QrCode disponível em diversos locais do festival.

Até 4ª feira, as tasquinhas servem almoços e jantares. A partir de 5ª feira e até domingo, dia 19 de março, o programa regressa com muita animação, não faltando o mercado de produtos endógenos e doçaria, os stands de artesanato ou, por exemplo, o espaço infantil Morlândia, com insufláveis e com as sessões de robótica.

A par da mostra nos restaurantes aderentes, a decorrer durante todo o mês no concelho, o festival acontece, de forma virtual, em www.festivalarrozlampreia.pt.

 

 

Publicado em Notícias

A 21.ª edição do Festival do Arroz de Lampreia | Sabores do Campo e do Rio traz muitos e deliciosos motivos para celebrar e visitar o concelho de Montemor-o-Velho no mês de março.

De 10 a 19 de março, a festa da cultura, da arte e da gastronomia acontece no Largo da Feira, em Montemor-o-Velho.

 

Fique a par da programação em www.festivalarrozlampreia.pt

 

Programação:

13 março | segunda-feira

12h – 15h

Almoços

19h – 23h

Jantar

 

Tasquinhas abertas ao almoço e ao jantar:

Associação de Criadores da Raça Marinhoa
Restaurante O Marinheiro
Restaurante O Chinfrão
Publicado em Agenda Cultural
segunda, 13 março 2023 10:46

Reunião Ordinária de Câmara

15h | Salão Nobre | Paços do Concelho | Montemor-o-Velho

 

Publicado em Reuniões de Câmara

Saber...