Itens filtrados por data: quarta, 08 março 2023

“Que cada uma de nós se sinta empoderada para todos os dias se afirmar, dar o seu melhor e deixar a sua marca”, asseverou, no dia 8 de março, a vereadora Diana Andrade, na inauguração dos Degraus para a Igualdade, em Montemor-o-Velho, por forma a assinalar o Dia Internacional da Mulher.

A iniciativa, desenvolvida pelo Município e com a colaboração dos alunos e professores da Escola Profissional e Desenvolvimento Rural do Baixo Mondego, pretende alertar para as assimetrias e desigualdades que ainda persistem na nossa sociedade, tendo contado com a presença de funcionárias e dirigentes do Município e dos alunos e alunas que deram mais cor aos degraus.

Ao lembrar o trabalho desenvolvido em prol da igualdade de género, cidadania e não discriminação no concelho e as críticas feitas ao projeto, a vereadora com o pelouro da Cidadania, Igualdade e Voluntariado frisou: “Cada vez que alguém se insurge mais com umas escadas coloridas, que deliberadamente representam o amor livre, do que com as 24 mulheres que morreram o ano passado vítimas de violência doméstica, ou com as vítimas da mutilação genital feminina ou com as desigualdades salariais entre homens e mulheres, nós temos a certeza de que estamos no caminho certo e que continuamos a ter mais degraus para pintar em Montemor-o-Velho, no país e no mundo”. “A luta continua sempre, por mim, pela minha filha, pelas vossas filhas, pelas vossas netas e por vocês mesmas”, reiterou Diana Andrade.

Com palavras de reconhecimento e elogio “à força, entusiasmo, coragem e arrojo” que a vereadora aplica na defesa da causa feminina, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, reiterou que "todos os dias são dias da Mulher” e sublinhou: “Gostaria que estas escadas perpetuassem este dia que simboliza a luta e a afronta a quem não respeita a liberdade e a criatividade”.

Depois dos Degraus para a Igualdade, o Dia Internacional da Mulher, em Montemor-o-Velho, foi o mote para a inauguração da Moldura Urbana na frente ribeirinha.

Com um enquadramento privilegiado para o Castelo e com propósito de promover o debate e a luta pela igualdade, os/as visitantes são desafiados a fazer uma fotografia na moldura e a fazer a sua partilha nas redes sociais com a hashtag #montemorsenteigualdade.

Publicado em Notícias

O Centro Cultural do Seixo juntou, no sábado, dia 25 de fevereiro, mais de 150 alunos/as de Zumba do concelho e de todo o país, destacando-se Sintra, Braga e Coimbra, na Zumba Birthday Party. Organizada pelo grupo de Zumba do Seixo, coordenado pela professora Anita Silva, a iniciativa contou com o apoio da Junta de Freguesia do Seixo e da Comissão de Festas de S. João Baptista 2023.

A adjunta do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Célia Craveiro, marcou presença na iniciativa e deu os parabéns à organização “por ter conseguido criar sinergias para o desenvolvimento de uma atividade que trouxe animação redobrada ao Seixo, juntando várias gerações numa atividade física bastante animada. Os muitos sorrisos e o convívio comprovaram o sucesso da iniciativa”.

Anita Silva, Rafa Marvel, Ivone Viana, João Loureiro, João B Zumba, Bruno Duarte e David Araújo foram os instrutores da Zumba Birthday Party.

Publicado em Notícias

No dia 5 de março, foi inaugurada, em Pereira, a Exposição de Vestidos e Peças Antigas, da autoria de Gracinda Marques. A mostra, patente na Rua da Manhosas, nº 18, reúne centenas de peças e vestidos cheios criatividade feitos por Gracinda Marques que, ao longo dos anos, têm conquistado a admiração do público e vários prémios nos concursos vestidos de chita.

A vereadora da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Diana Andrade, na companhia do presidente da Junta de Freguesia de Pereira, António Ferreira, saudou a iniciativa desenvolvida por Gracinda Marques e destacou que “é uma oportunidade para, através das suas criações artísticas, descobrirmos também as tradições e as riquezas de Pereira e do concelho de Montemor-o-Velho”.

Os vestidos de chita, as sombrinhas, os xailes, os vestidos de noiva ou os chapéus são as telas onde Gracinda Marques continua a surpreender e a exibir a sua arte.

Publicado em Notícias

Saber...