Itens filtrados por data: sexta, 12 maio 2023
sexta, 12 maio 2023 22:23

Dia Mundial das Aves Migratórias 

A riqueza e a diversidade de habitats no concelho do Montemor-o-Velho faz com que, em determinadas alturas do ano, a paisagem fique ainda mais exuberante com a visita de muitas espécies de aves migratórias.
 
A garça noturna, a águia pesqueira, a garça vermelha, o milhafre preto ou os colhereiros são algumas das espécies que podem sem observadas no concelho, nomeadamente no Paul do Taipal.
 
O Dia Mundial das Aves Migratórias celebra-se duas vezes por ano, no segundo sábado de maio e de outubro e visa destacar a preservação destas aves e o seu habitat, assim como aumentar a tomada de consciência global para as ameaças que estas aves enfrentam. Em 2023 a data é celebrada a 13 de maio e a 23 de outubro.
 
No concelho de Montemor-o-Velho, o Paul do Taipal é, pelas suas características, um dos locais de refúgio de diversas aves migratórias. 
Recorda-se que o Município de Montemor-o-velho está empenhado na proteção da biodiversidade do Paul do Taipal, encontrando-se a concretizar, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I.P., a desenvolver o projeto “Birdwatching no Paul do Taipal”.
 
Neste Dia Mundial das Aves Migratórias, aceite o convite e deixe-se surpreender pelas fotografias incríveis captadas no Paul do Taipal e que foram gentilmente cedidas por João Figueiredo, entusiasta da Natureza e fotógrafo amador.
 
Juntos, vamos continuar a valorizar o nosso património natural.
 
 
 
Para saber mais:
O Paul do Taipal está classificado como Zona de Proteção Especial para a Avifauna (ZPE) e é Zona Húmida de Importância Internacional designada como Sítio Ramsar 2001.
As Zonas Húmidas são espaços de disponibilização de água potável e alimento, sustentam a biodiversidade e armazenam dióxido de carbono. No entanto, estão também elas ameaçadas sobretudo se houver escassez de água.
Assim, assinalar o Dia Mundial das Aves Migratórias é também uma oportunidade para alertar para a necessidade de proteção dos recursos hídricos e dos ecossistemas aquáticos.
Este ano, o Dia Mundial das Aves Migratórias tem como lema Água: vital para as aves” pretende continuar a sensibilizar para necessidade de proteção e conservação das aves migratórias e dos seus habitats.
A data é celebrada com diversas ações em todo o mundo no segundo sábado dos meses de maio e outubro, também como forma de mostrar a natureza cíclica dos períodos migratórios das aves nos dois hemisférios.
 
 
Informações sobre Dia Mundial das Aves Migratórias em:
- https://drive.google.com/drive/folders/1MJWLVHRhU9A8IgbvY2DhPiFm_Tp1hD25 (Atlas das Aves Invernantes e Migradoras de Portugal)
 
 
 
Fotografias gentilmente cedidas por João Figueiredo.
Publicado em Notícias

"Como concorrer a uma oferta de emprego público na administração local” foi o tema da sessão de informação realizada, esta quinta-feira, dia 11 de maio, na Biblioteca Municipal Afonso Duarte.

Promovida pelo iMontemor4G - Programa CLDS 4G, com a colaboração do Município de Montemor-o-Velho, a iniciativa direcionada a pessoas em situação de procura ativa de emprego veio capacitar os participantes no desenvolvimento do processo de candidatura para as ofertas de emprego público.

Onde consultar as ofertas e os seus detalhes, quais os tipos de carreiras que existem, quais são as fases dos processos de recrutamento ou que erros devem ser evitados, foram algumas das temáticas abordadas por Stella Pires, da Unidade de Recursos Humanos do Município de Montemor-o-Velho, no decorrer da sessão que ficou concluída com um participado momento de esclarecimentos de dúvidas.

O iMontemor 4G tem como entidade promotora a Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, como entidade coordenadora a AD ELO – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego e como entidades executoras a AFMP, Casa do Povo de Arazede e Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Velho.

 

Publicado em Notícias
sexta, 12 maio 2023 16:17

XVI Festival do Caracol | Quinhendros

12/sexta-feira | 18h | Abertura com Serviço de Bar

13/sábado | 15h | Abertura com Serviço de Bar, Animação Musical

14/domingo | 15h | Abertura com Serviço de Bar, Animação Musical

22h | encerramento do festival

 

Caracol estufado | Pica-pau | Moelas | Bifanas

 

Org.> ACDRS de Quinhendros

Publicado em Agenda Cultural
sexta, 12 maio 2023 12:55

Dia Internacional do Enfermeiro

Hoje, dia 12 de maio, é Dia Internacional do Enfermeiro!

Como homenagem a estes profissionais de saúde, damos voz aos nossos enfermeiros e enfermeiras que diariamente cuidam de todos nós.

Um obrigado muito especial a todos enfermeiros e a todas as enfermeiras que desenvolvem a sua atividade no concelho de Montemor-o-Velho.

 

 

Leia aqui o testemunho da Enf.ª Fátima Moço, da UCSP de Montemor-o-Velho.

 

 

Publicado em Notícias

Saber...