Itens filtrados por data: quarta, 17 maio 2023
quarta, 17 maio 2023 18:05

Dia Internacional da Reciclagem

No Dia Internacional da Reciclagem, assinalado a 17 de maio, o Município de Montemor-o-Velho agradece e reconhece o esforço dos/as munícipes do concelho de Montemor-o-Velho na continuidade na aplicação de boas práticas ambientais.

Em 2022, foi registado um aumento dos quantitativos de recicláveis, nomeadamente de 7,6% para o plástico e metal, 6,5% para papel e cartão e 6% para o vidro. 

O concelho de Montemor-o-Velho registou ainda uma diminuição da entrega de resíduos urbanos em 1%.

 

A adoção de boas práticas ambientais pela comunidade reflete o trabalho e as ações desenvolvidas pelo Município de Montemor-o-Velho na área ambiental.

Em 2023, juntos, vamos continuar a preservar o Ambiente, contribuir para superar as metas ambientais definidas e a fazer de Montemor-o-Velho um concelho cada vez mais sustentável.

 

 

Reciclar é poupar matérias-primas, reciclar é promover a qualidade do ambiente!

A Reciclagem é um processo que permite transformar materiais usados (resíduos) em novos produtos, permitindo reduzir o consumo de matérias-primas virgens, diminuir a utilização de energia e a poluição do ar e da água, bem como evitar a emissão de gases de efeito de estufa.  

 

Recorda-se que o Dia Internacional da Reciclagem foi instituído pela UNESCO e tem como propósito alertar para a importância de reduzir, reutilizar e reciclar, de modo a combater a poluição e a preservar os recursos naturais.

 

 

Algumas dicas para reciclar mais e melhor:

  1. Não precisa de lavar as embalagens antes de as colocar no ecoponto;
  2. Deve espalmar as embalagens para otimizar espaço no seu ecoponto;
  3. As latas de conserva devem ser colocadas no ecoponto amarelo;
  4. A esferovite deve ser colocada no ecoponto amarelo;
  5. Os pacotes de bebidas devem ir para o ecoponto amarelo;
  6. Não precisa de retirar os rótulos das suas embalagens quando as coloca no ecoponto;
  7. Se uma embalagem for constituída por vários materiais e não for possível separá-los, pode colocar no ecoponto do material predominante;
  8. As embalagens de cartão com gordura (ex.: caixas de pizza) devem ser colocadas no lixo indiferenciado ou utilizadas na compostagem doméstica;
  9. Os guardanapos e papel de cozinha devem ser colocados no lixo indiferenciado ou utilizados na compostagem doméstica;
  10. Os copos de vidro partidos devem ser depositados no lixo indiferenciado;
  11. O óleo alimentar usado deve ser colocado no oleão;
  12. As roupas e os têxteis devem ser recuperados, doados ou reciclados nos contentores específicos;
  13. Contacte os serviços municipais para a entrega de monos/monstros, resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, lâmpadas, pilhas, resíduos verdes, óleo lubrificante e resíduos de construção e demolição provenientes de pequenas obras domésticas.

 

Em caso de dúvida contacte os serviços municipais de ambiente através do contacto 239 687 300 ou do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

  

Em https://www.cm-montemorvelho.pt/index.php/municipio/comunicacao/item/6678-municipio-reforca-rede-de-oleoes, veja a rede de oleões do concelho de Montemor-o-Velho.

Em https://www.cm-montemorvelho.pt/index.php/municipio/comunicacao/item/7106-servico-gratuito-de-recolha-de-monos-e-verdes, veja como pode aceder ao serviço gratuito de recolha de monos e verdes ao domicílio desenvolvido pelo Município de Montemor-o-Velho.

Publicado em Notícias

“Sessão de informação e/ou sensibilização para estilos de vida saudável junto de seniores”

17 de maio | 14h00-18h00

Inscrições em: https://bit.ly/RCcomigualdade_vidasaudavelseniores

 

A sua participação é importante!
 
Veja as próximas ações em www.cm-montemorvelho.pt
 
Publicado em Agenda Cultural
O Município de Montemor-o-Velho está, durante o dia de hoje, 17 de maio, ainda mais colorido, em nome da não discriminação e da diversidade, com a bandeira arco-íris hasteada nos Paços do Concelho para assinalar o Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia.
 
"Esta bandeira vem demonstrar que estamos aqui, todos os dias, firmemente enquanto entidade pública, a defender todas as pessoas, a zelar pela igualdade plena e a combater qualquer tipo de discriminação", sublinhou a vice-presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Diana Andrade, após hastear a bandeira. 
 
"É a primeira vez que hasteamos a bandeira arco-íris. Com este ato simbólico, o Município de Montemor-o-Velho reforça o compromisso pela igualdade dos direitos das pessoas LGBTQIA+, sensibilizando para a importância do combate firme contra qualquer forma de discriminação de que possam ser alvo, nomeadamente na escola, na família, no trabalho, no acesso aos cuidados de saúde e no espaço público", denotou o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão.
 
Neste Dia Internacional contra a Homofobia, a Transfobia e a Bifobia, e em todos os dias, o Município de Montemor-o-Velho assume a missão de promover a inclusão, a liberdade e a não discriminação, alertando para a tolerância zero a todas as formas de agressão.
Publicado em Notícias

Saber...