Itens filtrados por data: sexta, 26 maio 2023

No fim de semana de 27 e 28 de maio, as modalidades de basquetebol, voleibol, remo e pesca desportiva vão tomar conta do Pavilhão Municipal e do Centro Náutico de Montemor-o-Velho.
No sábado, entre as 10h e as 13h, no Pavilhão Municipal, a Associação Basquetebol de Coimbra realiza um treino de observação para o escalão de Sub 12 que visa a participação na Festa Nacional do Minibasquetebol em Paços de Ferreira.
No domingo, entre as 9h e as 16h, a Associação de Voleibol de Coimbra leva a efeito o Torneio António Cipriano 2023, reunido as equipas Lousã VC, AV Gândara Mar, VV Alma, AACoimbra, Figueira VC e SO Marinhense.
No Centro Náutico de Montemor-o-Velho, no sábado, entre as 9h e as 15h, a celebração desportiva continua com o Campeonato Regional de Velocidade, numa organização da Associação de Remo da Beira Litoral.
No dia 28, domingo, entre as 8h e as 15h, a Associação Regional das Beiras de Pesca Desportiva promove o Campeonato Regional de Pesca Desportiva.

As diversas atividades são de entrada livre.

Publicado em Notícias
sexta, 26 maio 2023 17:04

Aviso | aguaceiros e trovoada



De acordo com a informação disponibilizada pelo IPMA, estão previstos para o dia de hoje, dia 26 de maio, e amanhã, dia 27, aguaceiros, por vezes fortes, acompanhados de trovoada, queda de granizo e de rajadas fortes de vento, estando o distrito de Coimbra em aviso amarelo.

⚠️ Aviso Amarelo:
Precipitação:
26 e 27 de maio, entre as 12h e as 21h

Trovoada:
26 e 27 de maio, entre as 12h e as 21h

Recordamos que é importante adotar medidas de autoproteção:

- Se circular na estrada, conduza com precaução acrescida, reduza a velocidade e tenha especial cuidado com o piso escorregadio e eventual formação de lençóis de água.

- Em casa, mantenha os sistemas de escoamento de águas desobstruídos, evite deixar peças soltas em varandas e terraços e adote uma atitude pró-ativa e defensiva.

Consulte os avisos meteorológicos em www.ipma.pt

Publicado em Notícias

De 29 de maio a 12 de junho, vai decorrer, no Município de Montemor-o-Velho, o período de candidaturas para as Bolsas de Estudo académicas, de excelência, de mérito e por situações especiais ou incapacidade.

As candidaturas podem ser submetidas através dos serviços online, disponíveis na página institucional do Município (www.cm-montemorvelho.pt); por correio eletrónico, através do email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.;  entregues presencialmente no Balcão Único de Atendimento do Município, ou por via postal, para o endereço da Câmara Municipal: Praça da República, 3140-258 Montemor-o-Velho, acompanhadas dos documentos referidos no artigo 7.° do Regulamento, necessários à prova das informações prestadas.

 

Documentação:
 
Publicado em Notícias
sexta, 26 maio 2023 15:17

Compostagem em MOVimento já arrancou

O Município de Montemor-o-Velho vai levar a vermicompostagem aos Jardins de Infância da rede pública do concelho. Esta é uma das ações do projeto-piloto Compostagem em MOVimento que o Município de Montemor-o-Velho está a implementar para valorizar os resíduos orgânicos através da compostagem e para promover a sustentabilidade ambiental.

O dia 22 de maio marcou o arranque do projeto com uma sessão online sobre compostagem em Jardim de Infância, que sensibilizou as educadoras de infância para a importância da compostagem, em particular da vermicompostagem, um processo biológico de valorização da matéria orgânica que conta com a ajuda das minhocas para uma compostagem mais rápida.

Esta ação vai permitir não só a redução dos resíduos orgânicos enviados para aterro, mas também uma interdisciplinaridade, com aprendizagens práticas de conteúdos como a separação de resíduos, o desperdício alimentar, as ciências e cidadania, os recursos hídricos e economia circular.

A par da redução e aproveitamento dos resíduos alimentares e da água da chuva, a vermicompostagem nos Jardins de Infância vai sensibilizar ainda os mais novos para a importância da valorização dos resíduos e do reaproveitamento de matérias, num ciclo dinâmico, através da utilização do composto no cultivo de plantas.

Assim, para além da distribuição dos vermicompostores, os Jardins de Infância vão receber ainda hortas verticais e espécies aromáticas por forma a incentivar a valorização dos resíduos produzidos e proporcionar às crianças uma participação ativa no processo com a “mão-na-terra”.

Paralelamente a estas medidas de educação ambiental, até ao final do ano e sob o mote “fechar o ciclo localmente”, o Município de Montemor-o-Velho vai também distribuir 850 compostores domésticos aos munícipes, com vista a reforçar a importância de reduzir o consumo de recursos e promover uma maior adesão à reciclagem e reutilização. Complementarmente, o projeto prevê a monitorização em tempo real da quantidade de biorresíduos compostados por agregado familiar participante, através do uso de aplicação exclusivamente a ser testada pelo Município de Montemor-o-Velho.

O projeto-piloto Compostagem em MOVimento pretende contribuir para uma cidadania ativa no domínio do desenvolvimento sustentável e para a construção de uma sociedade de baixo carbono, racional e eficiente na utilização dos seus recursos.

Este projeto ambiciona tornar o concelho de Montemor-o-Velho ainda mais sustentável, nomeadamente no que respeita à transição para uma economia circular, fomentando boas práticas ambientais de separação e tratamento da fração orgânica dos resíduos na origem, diminuindo, desta forma, as emissões de carbono e a obtenção de um composto fertilizante de boa qualidade para incorporação no solo local.

Recorda-se que o Projeto-Piloto: Compostagem em MoVimento resulta da aprovação de uma candidatura do Município de Montemor-o-Velho ao Programa RecolhaBio – Apoio à Implementação de Projetos de Recolha Seletiva de Biorresíduos, financiada pelo Fundo Ambiental.

 

Publicado em Notícias
sexta, 26 maio 2023 11:34

Festas em Honra S. Bento | Morraçã

26, 27 e 28 de maio/ de 6ª a domingo

Publicado em Agenda Cultural

26, 27, 28 e 29 de maio

Publicado em Agenda Cultural

26, 27, 28 e 29 de maio

Publicado em Agenda Cultural

Saber...