Itens filtrados por data: domingo, 07 maio 2023
A Pista de Atletismo de Montemor-o-Velho acolheu este domingo, dia 7 de maio, o 2023 Kids Athletics Day. Reunindo várias dezenas de crianças e jovens entre os 4 e os 14 anos de idade, o evento desenvolvido pela Escola de Atletismo do Mondego / ACDRS de Quinhendros integrou a iniciativa mundial promovida pela World Athletics. Move, Play, Explore (Mexer, Brincar, Explorar) é o mote deste ano e pretende desafiar os mais novos a praticarem exercício e a participarem em atividades de atletismo.
 
“O exercício físico deve fazer parte da nossa vida, daí que o devamos incentivar e promover também junto dos mais jovens. Quando a uma iniciativa divertida e que celebra o desporto, juntamos esta vista espetacular para o Castelo de Montemor-o-Velho, a atividade desportiva fica ainda mais revigorante”, avançou Célia Craveiro, adjunta do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, esta manhã, junto à Pista de Atletismo, em Montemor-o-Velho.
 
A par das tarefas Kids Athletics – velocidade/estafeta, lançamentos, saltos e resistência -, ainda houve tempo para um momento intergeracional com a realização de jogos tradicionais e que as crianças desenvolveram atividade com os familiares.
Publicado em Notícias
Este fim-de-semana, dias 6 e 7 de maio, o Centro Equestre de Montemor-o-Velho foi o palco da Poule de Primavera.
 
Presente na iniciativa, Célia Craveiro, adjunta do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, deixou palavras de incentivo aos cavaleiros e cavaleiras que participaram nas provas de dressage e obstáculos e saudou o Centro Equestre por continuar a valorizar e promover a arte da equitação em Montemor-o-Velho.
 
Reunindo cerca de 50 participantes, a Poule de Primavera dedicou o sábado à modalidade de ensino/dressage e, domingo, foi dia de obstáculos.
 
No próximo dia 21 de maio, o Centro Equestre de Montemor-o-Velho promove mais um momento de convívio com o Passeio Equestre.
Publicado em Notícias

Evento da World Athletics, sob o mote Move, Play, Explore (Mexer, Brincar, Explorar).

Dia 7 de maio/domingo | 9h30 e as 12h45 | Pista de Atletismo de Montemor-o-Velho

 

Para informações e inscrições contatar a página de Facebook da EAM / ACDRSQ (https://www.facebook.com/EAM.Atletismo/)  ou pelo email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

  

Org.> Escola de Atletismo do Mondego / ACDRS de Quinhendros em Município de Montemor-o-Velho

Publicado em Agenda Cultural
domingo, 07 maio 2023 12:19

Dança e alegria invadiram Quinhendros

O Pavilhão da Associação Cultural Desportiva Recreativa e Social (ACDRS) de Quinhendros foi o palco, no serão do dia 6 de maio, de uma “Noite de Estrelas Dançantes”.
 
O encontro de dança, a cargo das Dancequi - Grupo de Dança da ACDRS de Quinhendros, foi pretexto para celebrar o movimento, a música e a amizade reunindo a formação anfitriã e os grupos New Project (Campanhã – Porto), BWS (Bom Sucesso), Traquinas (Carvalhal) e Lightning (Maiorca).
 
Célia Craveiro, adjunta do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, associou-se à iniciativa e ao muito público presente e reforçou: “É uma verdadeira noite de estrelas dançantes. A alegria e a energia que a juventude coloca em palco é contagiante e, por isso, está de parabéns a organização por mais esta animada demonstração da riqueza do nosso tecido associativo”.
 
A par da noite dedicada à dança, que reuniu mais de 70 participantes em representação dos cinco grupos participantes, as Dancequi realizaram, durante a manhã, uma atividade de angariação de verbas, com a entrega de arroz doce pela comunidade e pelos amigos do grupo.
Publicado em Notícias

6 de maio/sábado | ensino

7 de maio/domingo | obstáculos

Publicado em Agenda Cultural
Animação, desporto e muita camaradagem foram os principais ingredientes de mais uma tarde desportiva vivida no Pavilhão Municipal de Montemor-o-Velho, no dia 6 de maio, com o II Encontro de Petizes e Traquinas da Casa do Benfica de Montemor-o-Velho (CB Montemor).
 
No decorrer do evento dedicado ao futsal, que contou também com a presença do Vice-presidente da Associação de Futebol de Coimbra, Vítor Simões, a adjunta do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Célia Craveiro, desejou que “a Casa do Benfica continue a ser um local de promoção dos valores desportivos e que mantenha também a sua vocação formativa das camadas jovens”.
 
Com um total de seis equipas em campo (três em cada escalão), a iniciativa reuniu cerca de 80 jovens atletas, com idades entre os 5 e os 10 anos de idade, em representação das equipas CB Montemor, União 1919 e CP Miranda.
 
Recorda-se que, na semana passada, teve lugar o I Encontro de Petizes e Traquinas da CB Montemor, com as equipas da Casa do Benfica, do GDUlmeirense e da ADCondeixa. No total, os dois eventos reuniram, em Montemor-o-Velho cerca de 140 jovens praticantes de futsal, nos escalões de petizes e traquinas.
Publicado em Notícias
 

Decorreu este sábado, dia 6 de maio, a apresentação dos resultados do projeto (A)linhando desenvolvido pela Associação Apojovi, em Tentúgal.

Célia Craveiro, adjunta do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, sublinhou que "este primeiro ano do projeto desenvolvido no Pólo de Tentúgal da Aposenior foi um verdadeiro sucesso, não apenas na divulgação e recuperação da cultura do linho no Baixo Mondego, mas também ao promover um envelhecimento ativo e uma intergeracionalidade crescente, e ainda ao valorizar o território, as memórias e a identidade da região".

Elogiando o trabalho desenvolvido no último ano pela Apojovi e pela Aposenior em Tentúgal, nomeadamente a criação e dinamização do Centro Interpretativo do Linho, as demonstrações das etapas do linho, as sessões temáticas e as formações em parceria com a Cearte, Célia Craveiro destacou que "com Mil e Um Fios, o (A)linhando conta mil e uma histórias da cultura de Tentúgal e do Baixo Mondego e tem vindo a demonstrar como a cultura do linho pode ser sustentável e criar novas tendências e novos produtos".

Para além da mostra de resultados, a iniciativa incluiu a realização de uma oficina de produção artesanal de papel a partir da fibra de linho – obtida a partir do linho semeado e transformado no âmbito do projeto Alinhando -, dinamizada pelo professor Jorge Valente e uma demonstração da extração de óleo de linhaça a partir da semente do linho, por José Craveiro, e ainda uma palestra proferida pela Engenheira Rosa Guilherme da DRAP, intitulada: "Recuperar a cultura do linho no Baixo Mondego - com os pés assentes na terra".

Durante a tarde, os convidados e visitantes fizeram também uma visita guiada, a cargo de José Craveiro, ao Centro Interpretativo do Linho, sediado na Casa do Povo, antigo Hospital de Tentúgal, tendo a oportunidade de apreciar uma mostra de faiança portuguesa com peças dos séculos XIX e princípios de XX produzidos em várias manufaturas do centro do país.

No âmbito do projeto "Reutilizar para Viver" (protocolo entre a Aposenior III, a Associação Corvo e Pinho e o Intermarché de Montemor-o-Velho), a visita proporcionou também uma reflexão sobre a necessidade de reutilização de materiais, visto que os suportes que serviram à mostra das peças de faiança são reutilização de materiais descartados que assim ganham novo uso contribuindo para uma economia sustentável e amiga do ambiente.

Recorda-se que o Projeto (A)linhando foi premiado pelos Prémios BPI Rural - La Caixa 2021 e pretende preservar a memória da história milenar do linho, ao mesmo tempo que visa contribuir para restaurar a sua cultura na região do Baixo Mondego.

Publicado em Notícias
7 de maio/domingo | das 10h às 19h | Largo da Igreja
 
Animação:
Caretos da Lagoa de Mira
Grupo de Concertinas
Publicado em Agenda Cultural

7 de maio/domingo | 9h | sede do clube (antiga Escola Primária – Moinho da Mata)

 

Publicado em Agenda Cultural

5,6,7,13 e 14 de maio | freguesia de Arazede

Publicado em Agenda Cultural
Pág. 1 de 2

Saber...