Itens filtrados por data: sábado, 09 setembro 2023

Depois do contrarrelógio individual, o Grande Prémio Alves Barbosa alinhou, no sábado, dia 9 de setembro, um pelotão de 113 jovens corredores, na primeira etapa que fez a ligação entre Montemor-o-Velho e Águeda, numa tirada de 77,6km.

A prova de referência nacional no escalão de cadetes começou, no Centro Náutico, com a partida simbólica e o cortar da fita por Sandra Silva, presidente da Associação de Ciclismo da Beira Litoral, e pelo vereador da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Décio Matias, que destacou: “esta é uma das edições mais participadas. Este ano tem três dias de prova e representa uma aposta municipal na promoção desportiva das camadas jovens do ciclismo e uma justa homenagem ao patrono da prova”.

O pelotão fez ainda a tradicional paragem de homenagem a Alves Barbosa, onde Rosa Barbosa desejou os maiores sucessos aos atletas. Nano Gonzaléz, amigo de longa data do homenageado e presença assídua desde a primeira edição, depositou a tradicional coroa de flores junto ao monumento.

O espanhol Adrian Prieto, da Emico, foi o corredor mais rápido da etapa. Na classificação geral, Gonçalo Santos, da Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact, está à frente, partindo na etapa de amanhã com a camisola amarela.

Amanhã, a 2ª e derradeira etapa do Grande Prémio Alves Barbosa começa junto à Porta Férrea, em Coimbra, às 10h, terminando com a épica subida ao Castelo de Montemor-o-Velho, um prémio de montanha de 3ª categoria.

 

Veja aqui um resumo desta 1ª Etapa do Grande Prémio Alves Barbosa: 

 

Fotografias da etapa gentilmente cedidas por Associação de Ciclismo da Beira Litoral

Publicado em Notícias
O Feriado Municipal de Montemor-o-Velho, deu, este ano, um significado ainda mais especial à premissa “Valorizar o que é nosso”. O Largo do Convento de Nossa Senhora dos Anjos ganhou mais um argumento de peso para se transformar num ponto de visita obrigatório do concelho: o grupo escultórico dedicado a Fernão Mendes Pinto, à sua obra e às suas viagens.
 
Na sessão de inauguração, o Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, visivelmente orgulhoso, esclareceu: “Esta foi uma missão pessoal e um sonho concretizado com a ajuda de algumas pessoas e visa honrar um dos autores portugueses mais traduzidos e conhecidos no mundo, um autor que tem grande destaque no Japão, um autor que nasceu em Montemor-o-Velho e a quem Montemor-o-Velho ainda não tinha prestado a devida homenagem”.
 
Na companhia do Presidente da Assembleia Municipal, do escultor Pedro Figueiredo, da diretora da Organização de Estados Ibero-americanos, Ana Paula Laborinho, e do conselheiro da Embaixada do Japão em Portugal, Yasuhiro Mitsui, Emílio Torrão recordou um episódio da sua adolescência quando, um dia, uma televisão japonesa de visita a Montemor-o-Velho queria recolher informação sobre Fernão Mendes Pinto e não a encontrou. A surpresa, com alguma “vergonha” à mistura, fizeram despertar o gosto pela História e pela vontade de “fazer regressar Fernão Mendes Pinto a Montemor-o-Velho”.
 
O monumento, “para além de destacar uma das personalidades incontornáveis do concelho de Montemor-o-Velho e de Portugal é uma peça de arte urbana que vai ser mais um ponto de atração turística, passando a integrar o circuito de visitação da vila de Montemor-o-Velho”, frisou o edil montemorense.
 
Na ocasião e para surpresa do público e entidades presentes, Fernão Mendes Pinto ganhou vida e, na visão criativa do CITEC – Centro de Iniciação Esther de Carvalho, apresentou-se nas suas múltiplas vivências e etapas da vida.
 
No final, foi feito o convite para explorar o grupo escultórico de perto e apreciar as inscrições de excertos da Peregrinação e, através de QR codes, ficar a saber mais informação, descobrir a história e as estórias que estão subjacentes à estátua. Estas informações encontram-se traduzidas em francês, inglês e castelhano.
Publicado em Notícias
O concelho de Montemor-o-Velho assinalou, no dia 8 de setembro, o Feriado Municipal com a Sessão Solene comemorativa, dando um especial enfoque à valorização da identidade, da cultura, da história, das pessoas e do território, inspirado num dos grandes nomes da literatura nacional e ilustre Montemorense, Fernão Mendes Pinto.
 
Na abertura da sessão, o presidente da Assembleia Municipal de Montemor-o-Velho, Fernando Ramos, realçou que Montemor-o-Velho, nos últimos anos, tem vindo a apostar na “valorização do território e das pessoas” e reiterou que “Fernão Mendes Pinto representa aquilo que Montemor-o-Velho sempre foi e quis ser: um território de iniciativa local, nacional e com implicações no mundo”.
 
Dirigindo-se aos muitos montemorenses, público e entidades presentes na Sessão Solene, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, revelou que esta é a concretização de “um sonho de juventude: honrar a memória de Fernão Mendes Pinto, autor das Peregrinações, e devolver esta tão ilustre personagem da nossa história e da nossa literatura à sua terra natal – Montemor-o-Velho”.
 
Depois da entrega das Medalhas de Mérito Municipal Dedicação aos/às trabalhadores/as por 25 anos de serviço e das distinções de Mérito Municipal Social, Autárquico ou Cultural a personalidades das 11 Freguesias e Uniões de Freguesias do Concelho, e ainda do voto de louvor ao professor Aníbal de Oliveira Carvalho, o edil montemorense fez referência ao desenvolvimento e notoriedade crescentes do concelho e agradeceu, entre outros, a dedicação e a entrega da comissão executiva da Feira do Ano, bem como dos dirigentes e trabalhadores municipais.
 
Na ocasião, referiu que sempre foi “um autarca discreto”, todavia o seu legado e da sua equipa vai deixar a marca no território, assim, avançou: “Todas as semanas ou restantes meses do que resta deste mandato terão, com necessária e plena publicidade, o anúncio de novas consignações de obra e naturalmente as consequentes inaugurações”.
 
“Estamos a preparar novos projetos e candidaturas para as freguesias, cultura e infraestruturas locais até 2025”, referiu Emílio Torrão e reiterou: “Montemor-o-Velho está vivo, a crescer e a afirmar-se no contexto regional, nacional e internacional, de forma indelével e incontornável, está no mapa do mundo e recomenda-se! Hoje, novamente, com a companhia do nosso Fernão Mendes Pinto!”.
 
O Dia do Município começou em frente aos Paços do Concelho, com a cerimónia do Hastear da Bandeira ao Som do Hino Nacional e do Hino “Senhora da Vitória”, interpretado por músicos das quatro centenárias filarmónicas do concelho, seguindo-se uma arruada até ao Largo do Convento de Nossa Senhora dos Anjos.
Publicado em Notícias
sábado, 09 setembro 2023 16:49

Feira do Ano | Programação 9 de setembro

9 de setembro | sábado

                       Grande Prémio Alves Barbosa (Montemor-o-Velho - Águeda)

10h00           Centro Equestre | Feira do Cavalo | Taça Inês de Castro CSN-C

12h00           Abertura do recinto

14h-22h      Morlândia . Espaço infantil

19h30           Freguesias em Festa | Carapinheira

Palco Tasquinhas | Cancioneiro da LACAM Grupo de Cantares

Recinto | Gaiteiros da Carapinheira

21h30           Palco Tasquinhas | Sílvio Girão com Teresa Tapadas e António Pinto Basto

23h00           Palco Principal | Ivandro

00h30           Tenda Eletrónica | Dj Bad Monkeyz

02h00           Tenda Eletrónica | Dj Old Guy

04h00           Encerramento do recinto

Publicado em Agenda Cultural
sábado, 09 setembro 2023 15:48

Quinhendros Trail 2023

9 de setembro | sábado, 9h30
 
Org>. ACDRS de Quinhendros
Publicado em Agenda Cultural
O Grande Prémio Alves Barbosa já está na estrada e os 116 cadetes das 21 equipas percorreram, na tarde de sexta-feira, Feriado Municipal, o Prólogo, com partida e chegada a Montemor-o-Velho e passagem na Ereira, num total de 9,5km.
 
Com uma média de 49.854km/h, João Anunciação foi o vencedor do Prólogo, e amanhã veste de amarelo na primeira etapa da prova que parte do Centro Náutico com destino a Águeda às 14h50. Dinis Martins e Gonçalo Costa completaram o pódio.
Na individual juventude, o destaque vai para Gonçalo Costa, que vestirá a camisola branca, Francisco Massa e David Luta.
 
Presente na cerimónia de entrega das camisolas, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão desejou uma boa prova a todos os atletas, incentivando-os a seguir o exemplo de perseverança de Alves Barbosa.
 
 
Veja, aqui, um resumo do Prólogo.
 

Publicado em Notícias
A celebração do espírito criativo, do trabalho e da dedicação existentes no concelho de Montemor-o-Velho, teve, no dia 7 de setembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, mais um momento incontornável, com a cerimónia de entrega das bolsas de estudo de excelência e mérito aos/às estudantes, referentes ao ano letivo de 2021/2022.
 
“Nós valorizamos aquilo que é nosso e damos muita importância a este momento”, frisou o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, na sessão que reuniu alunos/as, pais e encarregados de educação, vereadores do Executivo Municipal e dirigentes da autarquia montemorense.
 
Com palavras de reconhecimento aos/às estudantes pelo “empenho e pela vontade de serem melhores”, o Presidente de Câmara Municipal reiterou: “Montemor-o-Velho é uma terra de esperança, mas precisa que vocês contribuam para o seu futuro”.
 
“É com muita honra que aqui estou para vos homenagear e retribuir o vosso esforço” e, antes das despedidas, fez um pedido: “Venham à Feira do Ano, divirtam-se, digam aos vossos amigos que são de Montemor-o-Velho: esta grande terra que a todos nos une”, concluiu Emílio Torrão.
 
Na ocasião, o presidente da Assembleia Municipal de Montemor-o-Velho, Fernando Ramos, referiu “que a Câmara Municipal está a investir nas pessoas e no território”, deixou e um desafio aos/às estudantes: “Não se esqueçam que Montemor-o-Velho é o nosso concelho, o nosso território e que valorizamos o que é nosso”.
 
As bolsas de estudo representam um investimento municipal de cerca de 50 mil euros, tendo sido atribuídas 71 bolsas académicas, 48 de excelência, 2 por mérito desportivo e 3 por situações especiais ou incapacidade, num total de 124.
 
 
Publicado em Notícias

O Passeio de Cicloturismo à Praia da Tocha do Grupo Cénico e Amador da Portela (GCAP), da freguesia de Tentúgal, no dia 3 de setembro, voltou a ser um sucesso e uma jornada de muito convívio e animação para os cerca de 140 participantes de todas as idades.

A adjunta do presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Célia Craveiro, marcou presença na iniciativa e congratulou-se pelo GCAP “ter uma associação com uma direção jovem e cheia de dinamismo e que, ao mesmo tempo, mantém algumas das atividades tradicionais, mas sempre com algo de novo, como foi, este ano, a atribuição do prémio para a bicicleta mais original”.

Depois do passeio, a animação continuou na sede do GCAP com um lanche que se prolongou até tarde para recordar alguns dos melhores momentos do dia.

 

Fotografias gentilmente cedidas pelo GCAP

Publicado em Notícias
sábado, 09 setembro 2023 05:48

CRP de Formoselha festejou 72º aniversário

O Centro de Recreio Popular de Formoselha (CRP) – Associação Cultural Desportiva e de Solidariedade, no dia 3 de setembro, reuniu muitos amigos, entidades de associados que celebraram o 72º aniversário da associação da freguesia de Santo Varão.

A adjunta do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Célia Craveiro, na companhia do presidente da Junta de Freguesia de Santo Varão, João Girão, esteve presente na comemoração do aniversário e, ao destacar “o espírito de união com as outras associações da freguesia de Santo Varão que também marcaram presença” no momento festivo, elogiou “a capacidade de trabalho e a dedicação da direção e de todas as pessoas que ajudam a fazer do CRP uma associação que respira vitalidade e que está com uma saúde para, pelo menos, celebrar mais 72 anos”.

Este ano, a festa aconteceu no renovado Bar do CRP, um espaço preparado e pensado para receber, da melhor forma, os associados e amigos, mas também para dar apoio à realização das diversas atividades desportivas e culturais.

Publicado em Notícias

Saber...