Itens filtrados por data: quinta, 09 maio 2024

Karaté, futsal e pesca desportiva são as modalidades em destaque, no fim de semana de 11 e 12 de Maio, em Montemor-o-Velho.

No sábado, o Pavilhão Municipal recebe, entre as 10h30 e as 12h, os Treinos Nacionais CPK (Centro Português de Karate) e, às 19h, realiza-se a 5ª jornada da Taça de reconhecimento – Grupo A, da Liga de Futsal Inatel, entre a Casa do Benfica de Montemor-o-Velho e equipa ACRD "Os Unidos".

No dia 12, domingo, o Centro Náutico, entre as 8h e as 14h30, é o palco do Campeonato Regional de Pesca Desportiva da Associação Regional das Beiras de Pesca Desportiva.

As diversas iniciativas têm o apoio do Município de Montemor-o-Velho e as entradas são gratuitas.

 

Programação:

Dia 11 | sábado, Pavilhão Municipal

10h30 – 12h | Treinos Nacionais CPK (Centro Português de Karate)

19h | 5ª jornada da Taça de reconhecimento – Grupo A, da Liga de Futsal Inatel | a Casa do Benfica de Montemor-o-Velho x ACRD "Os Unidos"

 

Dia12 | domingo | Centro Náutico | 8h – 14h30 | Campeonato Regional de Pesca Desportiva da Associação Regional das Beiras de Pesca Desportiva

 

Em https://bit.ly/agendadesportiva, fique a saber mais sobre a atividade desportiva do associativismo e clubes concelhios para este fim de semana.

 

#montemorovelho #mmv #desporto #agendadesportiva #pavilhãomunicipalMMV #centronautico #concelhoamigododesporto #karate #futsal #pescadesportiva

Publicado em Notícias

Rui Sousa, Ricardo Henriques, Bruno Martinho e Diogo Gonçalves, atletas da Unidade Funcional de Montemor-o-Velho, da APPACDM de Coimbra, coroaram de êxito a sua participação em provas desportivas nacionais. Nos 5º Jogos de Portugal da ANDDI (Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Intelectual), que decorreram nos dias 3, 4 e 5 de maio, em Tavira, os atletas, todos residentes no concelho de Montemor-o-Velho, subiram ao pódio e trouxeram para casa sete medalhas nas modalidades de remo indoor, atletismo e equitação.

Recorda-se que a 5ª edição dos Jogos de Portugal da ANDDI reuniu cerca de 70 instituições oriundas de todo o país, juntando mais de mil atletas que competiram em 14 modalidades.

 

Informações complementares:

Rui Sousa - 1º lugar - Remo Indoor - 1000m - escalão de síndrome de down

Rui Sousa - 3º lugar - Atletismo - 200m - escalão de síndrome de down

Ricardo Henriques - 3º lugar - Equitação - escalão iniciação

Ricardo Henriques - 2º lugar - Remo Indoor - 500m - escalão desenvolvimento

Bruno Martinho - 3º lugar - Remo Indoor - 500m - escalão desenvolvimento

Bruno Martinho - 2º lugar - Remo Indoor - 4x500m - escalão desenvolvimento

Diogo Gonçalves - 2º lugar - Remo Indoor - 4x500m - escalão desenvolvimento

 

Fotografias gentilmente cedidas pela Unidade Funcional de Montemor-o-Velho, da APPACDM de Coimbra

Publicado em Notícias

9 e 12 de maio de 2024 . 5ª feira e domingo

Publicado em Agenda Cultural

Na semana de 8 a 15 de maio, o Município de Montemor-o-Velho está a desenvolver esforços na remoção manual de Ludwigia peploides, em Lavariz, na freguesia da Carapinheira. A medida está a ser realizada pelo Serviço Municipal de Proteção Civil e é desenvolvida no âmbito do projeto " Erradicação e controlo de Ludwigia peploides em Montemor-o-Velho", financiado pelo Ministério do Ambiente e Ação Climática e Fundo Ambiental.

Assim e tendo em consideração que a maior concentração desta espécie invasora está localizada atualmente em Lavariz, sendo esta também uma área de grande importância para a conservação de espécies vegetais ameaçadas,  foi proposto pelos investigadores da ESAC/IPC - Centro de Ecologia Funcional, autores do Plano de Ação Local para a Prevenção, Deteção Precoce e Controlo de Ludevígias no Território da CIM Região de Coimbra, que fosse esta área intervencionada durante o mês de maio.

A iniciativa está integrada também na “Semana sobre Espécies Invasoras 2024: Portugal & España (#SEI2024)”, que decorre entre 4 e 12 de maio, sendo dinamizada pela Rede Portuguesa de Estudo e Gestão de Espécies Invasoras, plataforma INVASORAS.PT, os projetos LIFE COOP Cortaderia e LIFE INVASAQUA e o Grupo Especialista em Invasiones Biológica.

Recorda-se que o combate às plantas invasoras está a ser feito de forma reiterada e contínua pelo Município e visa dar continuidade ao projeto “Erradicação e controlo Ludwigia peploides e Ludwigia grandiflora em Montemor-o-Velho”, iniciado em 2022.

Publicado em Notícias

O Município de Montemor-o-Velho associou-se à iniciativa da Representação da Comissão Europeia e da Representação do Parlamento Europeu em Portugal ao iluminar parte da fachada do edifício dos Paços do Concelho, na Praça da República, com a cor azul da bandeira da Europa, nas noites de 8 e 9 de maio.

Este ano, o Dia da Europa, que se assinala no dia 9 de maio, acontece precisamente um mês antes das eleições europeias, sendo que esta ação simbólica é também uma forma de sublinhar a importância de preservar os valores funcionais da União Europeia, designadamente a democracia e o Estado de Direito, e apelar ao voto nestas eleições.

A Representação da Comissão Europeia em Portugal recorda que as eleições europeias são um momento único em que todos podemos decidir coletivamente sobre o futuro da União Europeia. Votar é sempre importante, seja a nível local, nacional ou europeu. Trata-se de uma excelente oportunidade para dar a sua opinião sobre os temas que considera relevantes.

Publicado em Notícias

A pavimentação de três arruamentos na aldeia do Moinho da Mata, localizada na União de Freguesias de Montemor-o-Velho e Gatões, é um dos mais recentes exemplos do trabalho desenvolvido por administração direta, que tem permitido dar uma resposta mais rápida e eficaz às necessidades identificadas e garantir uma melhor gestão de recursos.

As ruas da Barroquinha, do Serrado da Cruz e do Casal de Além têm agora um novo piso que vem reforçar a circulação e a segurança rodoviária, no seguimento do trabalho de continuidade na manutenção, requalificação e conservação de estradas em todas as Freguesias e Uniões de Freguesias do concelho.

Desde 2021 até ao final do primeiro semestre de 2024, o Município já investiu perto de 1 milhão e 200 mil euros em cerca de 21 mil toneladas de massas betuminosas a quente, para requalificações de estradas no concelho inteiramente realizadas por funcionários municipais. As sucessivas intervenções visam responder às necessidades identificadas e reverter o desgaste natural das vias, sendo este um trabalho de continuidade com ações já realizadas ou previstas nas várias Freguesias e Uniões de Freguesia do Concelho.  

Publicado em Notícias

Saber...