Sala de Aula do Futuro promove criatividade, inovação e empreendedorismo

“Hoje é um dia muito emocionante", começou por afirmar Emílio Torrão, na manhã de 21 de abril, na inauguração da Sala de Aula do Futuro, localizada nas Piscinas Municipais de Montemor-o-Velho.
Para o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, “a imaginação não tem limites nesta Sala de Aula do Futuro”, pois “neste projeto, que surge com a intenção de dar, sobretudo às gerações mais jovens, a oportunidade de contactar com a tecnologia”, "podemos fazer o que quisermos”.

Na companhia dos vereadores do Executivo, dos dirigentes municipais, do diretor do agrupamento de escolas de Montemor-o-Velho, de professores e alunos, o edil montemorense mostrou-se confiante de que “as potencialidades do projeto” vão contribuir “para mudar muitas coisas em Montemor”, nomeadamente as possibilidades criativas colocadas ao serviço das gerações mais jovens com a robótica, a programação, o pensamento computacional ou com os equipamentos multimédia.

Dirigindo-se aos alunos e alunas que tiveram a oportunidade de utilizar, pela primeira vez, a Sala de Aula do Futuro, Emílio Torrão frisou: “Está nas vossas mãos a possibilidade de ajudarem as pessoas e de construir coisas que podem mudar o futuro. Aproveitem, estudem, aprendam a brincar e divirtam-se muito”.

No Dia Mundial da Criatividade e da Inovação, três turmas do 4º ano do Centro Educativo de Montemor-o-Velho deram largas à imaginação e, através do pensamento computacional e das habilidades de maker (aprender através da prática), fizeram um apito na impressora 3D, um pião na impressora a laser e puseram um robot a dançar.
A partir de uma abordagem STEAM e que visa a aprendizagem através da Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática, os alunos e alunas, divididos em grupos, criaram ainda um desenho que foi impresso em tecido, divertiram-se a programar um jogo nos computadores e aprenderam a brincar com robots.
Na hora de deixar a Sala de Aula do Futuro, e com a imaginação a fervilhar, os alunos e alunas foram unânimes a questionar: “Quando regressamos?”

Desenhada para ser um espaço dinâmico e inovador, a Sala de Aula do Futuro visa explorar os seis eixos de uma aprendizagem potenciadora das competências do Século XXI, nomeadamente, Criar, Interagir, Apresentar, Investigar, Colaborar e Desenvolver.
Assim, a tecnologia e a metodologia associam-se para fazer a diferença no domínio do sucesso escolar, bem como para contribuir para o desenvolvimento de competências nos domínios da criatividade, inovação e empreendedorismo da comunidade escolar e dos munícipes.

A Sala de Aula do Futuro, promovida pelo Município de Montemor-o-Velho, foi desenvolvida no âmbito da ação “Planos integrados e inovadores de combate ao insucesso escolar II” da CIM-Região de Coimbra, cofinanciada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Social Europeu.