Câmara Municipal proporcionou dia inesquecível à pequenada

Em Montemor-o-Velho, o Dia Mundial da Criança é sinónimo de muita alegria e animação para os cerca de 1300 jovens munícipes das escolas e jardins-de-infância do concelho.
Organizadas pela Câmara Municipal, em parceria com diversas entidades e instituições, as atividades do dia 1 de junho surpreendem sempre os mais novos e deixam-lhes sempre grandes recordações.
Este ano não foi diferente e as crianças do pré-escolar (público e privado) e das escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho de Montemor-o-Velho, repartidas por uma sessão de manhã e outra à tarde, foram ao circo e tiveram também à sua disposição muitas atividades lúdico-pedagógicas, não faltando os sempre emocionantes insufláveis.
O presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, acompanhado da vereadora Paula Rama e da adjunta, Diana Andrade, fez questão de estar presente e de entregar uma lembrança da Câmara Municipal – uma pequena mochila/saco de caminhada. “A alegria dos mais novos e o seu constante deslumbramento perante as atividades que lhes propomos são, sem dúvida, o melhor incentivo que podemos ter para desenvolver a atividade municipal. A par da oferta de um balão, no final das atividades, a oferta da desta mochila/saco simboliza uma mensagem de esperança e de diversidade. O saco é verde, que é a cor da esperança, e nele estão representados o mundo e a sua diversidade. Com pequenos gestos acreditamos que podemos todos ajudar a construir um mundo mais justo, onde as crianças possam revelar todo o seu potencial”, referiu o autarca montemorense. “É sempre um gosto enorme podermos continuar a proporcionar um dia como este às nossas crianças, mas também aos utentes da Unidade Funcional de Montemor-o-Velho da APPACDM de Coimbra”, reforçou.
No Largo da Feira, os mais novos contactaram de perto também com a GNR, Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho, Serviço Municipal de Proteção Civil, Centro Equestre de Montemor-o-Velho e Clube Infante de Montemor-o-Velho, bem como puderam levar para casa um pouco da horta do Afonsinho da Escola Profissional Agrícola Afonso Duarte, participar na oficina de pinturas faciais da Biblioteca Municipal Afonso Duarte e ver a exposição “Campanha Laço Azul – mês da prevenção dos maus tratos na infância” preparada pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Montemor-o-Velho. A mostra apresentou os trabalhos feitos pelas meninas e meninos do pré-escolar, das redes pública e privada do concelho, e pelos alunos do 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho.
O Dia Mundial da Criança foi organizado pela Câmara Municipal e contou com os apoios da Associação Diogo de Azambuja, do Agrupamento de Montemor-o-Velho, da Guarda Nacional Republicana de Montemor-o-Velho, dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho, da Moisés Correia de Oliveira, do Centro Equestre de Montemor-o-Velho, do Clube Infante de Montemor e do Continente.