Folclore e Etnografia brilharam na Carapinheira

A edição de 2017 do Festifolca voltou a proporcionar mais um elevado momento cultural na Carapinheira. A sala de convívio do Clube Desportivo Carapinheirense encheu-se para celebrar o folclore e a etnografia, no dia 23 de setembro.
O momento da entrega das lembranças aos grupos participantes foi aproveitado para lembrar o recente falecimento de José Carlos Monteiro, mais conhecido por Zé da Caneca, figura de destaque do associativismo da freguesia, tendo sido, também, cofundador do grupo, dirigente, diretor técnico e, como componente, envergava o traje de homem da eira.
Na ocasião, Vítor Travassos, presidente da direção do Grupo Folclórico da Carapinheira, deixou palavras de agradecimento a todas entidades e pessoas que colaboram com o grupo e referiu: “Deixamos a nossa homenagem a todos os que nos permitem sonhar e, por isso, a nossa atividade vai continuar a decorrer sob o mote ‘Não esquecendo o passado, vivemos o presente e queremos projetar o futuro’”.
O momento festivo reuniu muito público e o presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, acompanhado do vice-presidente José Veríssimo, da vereadora Paula Rama e do presidente da Junta de Freguesia da Carapinheira, Victor Monteiro, também fez questão de marcar presença no serão cultural.
O Grupo Etnográfico do Arneiro de Fora (Figueira da Foz), o Grupo Folclórico de Varandinhas de S. Bento (Corticeiro de Baixo, Mira), o Grupo folclórico Cantares de S. Tiago (Santiago da Guarda) e o Rancho Folclórico da Carapinheira proporcionaram um momento inesquecível, com uma animada viagem pela cultura e pela tradição.
O Festifolca 2017 foi organizado pelo Rancho Folclórico da Carapinheira e teve o apoio da Câmara Municipal, da Junta de Freguesia da Carapinheira, do Clube Desportivo Carapinheirense, do Centro Social e Paroquial da Carapinheira e da LACAM – Liga dos Amigos dos Campos do Mondego.
A iniciativa teve ainda à disposição dos muitos convivas um espaço de bar, uma quermesse e uma banca de doces regionais, que colocou à disposição bolos doces e arroz doce acabado de fazer.