Igualdade em cima da mesa em Montemor-o-Velho

No Dia Municipal para a Igualdade, o tema da Igualdade está a dominar a agenda política e sociocultural de Montemor-o-Velho. Na abertura da iniciativa “Montemor pela Igualdade e Desenvolvimento”, organizada pelo Município de Montemor-o-Velho, pela Associação Fernão Mendes Pinto e pela Rede Social de Montemor-o-Velho, Diana Andrade revelou que “a Câmara Municipal está empenhada em que a Igualdade seja uma realidade e para que, nos próximos quatro anos, haja um plano para a igualdade no Município”. Para tal, vai ser criado um pelouro da Igualdade e Cidadania, acrescentou, deixando um apelo vincado: “Sejamos nós, mulheres, as primeiras a combater este estigma, a mostrar que somos capazes. Só assim vamos combater a desigualdade. Confio em cada um e uma de vocês, que hoje demonstrou vontade em saber mais, para fazer a diferença. Tenho a certeza de que, com a vossa colaboração, a Câmara Municipal de Montemor-o-Velho vai conseguir dar um grande passo a este nível.”
Relembrando que “Montemor-o-Velho foi um dos primeiros municípios a trabalhar esta questão”, Marta Santos, da Associação Fernão Mendes Pinto, afirmou ser “um alento ver a convicção, a força de trabalho e a juventude” empenhados na Igualdade.
Com o objetivo de reforçar a temática da Igualdade junto das comunidades locais, identificar necessidades e soluções para combater a desigualdade e demonstrar que a Igualdade pode ser promotora de Desenvolvimento e Cidadania, está a decorrer, na Biblioteca Municipal Afonso Duarte, uma sessão de trabalho dinamizada por Margarida Pedroso Lima, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação na Universidade de Coimbra, sobre o tema “A Igualdade/Desigualdade no Envelhecimento”, e por Nuno Gradim, da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, que vai abordar a temática da "Igualdade de Género na Violência Doméstica".
Esta iniciativa está integrada na comemoração do Dia Municipal para Igualdade, que se realiza, pelo 8º ano consecutivo, por proposta da comissão organizadora da Agenda Nacional do Dia Municipal para a Igualdade e sob o lema “Igualdade é Desenvolvimento”.