Siza Vieira realizou visita técnica à Capela de Santo António

No dia 31 de outubro, Álvaro Siza Vieira, arquiteto responsável pelo projeto de requalificação da envolvente sul do Castelo, esteve em Montemor-o-Velho para acompanhar o andamento dos trabalhos da recuperação da Capela de Santo António.
A obra, que está enquadrada num projeto mais alargado, quer contribuir para que o concelho saiba mais sobre a sua História e, ao mesmo tempo, preserve o património existente, adequando-o às necessidades atuais, procurando o reforço da sua afirmação territorial.
A visita técnica contou também com a presença do presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, do seu adjunto, Rui Santos, e de técnicos da Câmara Municipal, da DRCC - Direção Regional de Cultura do Centro, do gabinete de arquitetura de Siza Vieira e de representantes das empresas envolvidas nas diversas intervenções, que vão passar, em breve, por exemplo, pela reparação e conservação das ruínas da Igreja da Madalena.
Recorda-se que a obra “Plano de Ação para a Regeneração Urbana de Montemor-o-Velho – PARU 6 – Requalificação da Envolvente Sul do Castelo/Capela de Santo António” é um projeto cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Centro, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. Com um investimento elegível de cerca de 158mil euros, a obra é comparticipada a 85%, representando, por isso, um apoio próximo dos 134 mil euros.
As intervenções em curso vão alterar profundamente a relação do Castelo com o centro histórico, tornando-o ainda mais atrativo e potenciador de desenvolvimento.