Coro Litúrgico da Imaculada Conceição celebrou 30 anos

No dia 10 de dezembro, a Igreja da Misericórdia de Tentúgal engalanou-se para receber o concerto comemorativo do 30º aniversário do Coro Litúrgico da Imaculada Conceição.
O momento de homenagem e louvor, contou com a presença de muito público e entidades que fizeram questão de estar presentes numa data tão relevante para uma formação coral que continua a surpreender e a encantar com as suas atuações plenas de emoção e espiritualidade.
Ao longo do concerto comemorativo foram feitos agradecimentos a entidades e a pessoas particulares que têm ajudado a formação, mas também foi feito uma referência mais especial ao amigo, fundador e maestro Alberto Medina de Seiça, que dirigiu também o concerto de aniversário, a Sílvia Monteiro, que dirigiu o coro entre 1998 e 2015, e a Joana Monteiro, organista e responsável pela direção técnica do coro.
Atualmente, o coro é apenas feminino, mas no início era misto e, por isso, o concerto de aniversário foi ainda mais especial. O momento reuniu atuais e antigos elementos para uma tarde de celebração cultural, mas também de partilha e memória.
No final, felizes e com muita emoção à mistura, a direção do coro, composta pelos cinco elementos que estão presentes desde a sua formação – Sílvia Veloso, Cândida Maia, Teresa Machado, Clara Cavaco e Graça Cavaco – referiram que foi um “reencontro muito emocionante” estando a ser pensado um concerto para o mês de maio nos moldes semelhantes.
As comemorações do 30º aniversário iniciaram-se no dia 8 de dezembro, com a missa em Honra da Imaculada Conceição, na Igreja de Matriz de Tentúgal, uma vez que o grupo foi fundado no dia em se que evoca a santidade da Virgem Maria.
Antes do lanche de confraternização e à margem do evento, a vereadora Paula Rama destacou a qualidade do Coro Litúrgico da Imaculada Conceição e congratulou-se “pelo concelho ter uma formação musical com grande qualidade, sensibilidade e que não deixa ninguém indiferente à sua atuação”.