Convívio e homenagem ao Músico nos 137 anos da FIRA

“Estou muito orgulhoso pela atividade que a FIRA – Filarmónica Instrução e Recreio de Abrunheira tem desenvolvido e, neste aniversário, é com muito agrado que constato que a nova direção continua a manter as pessoas mobilizadas e motivadas em prol da FIRA”. As palavras são do presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, e foram proferidas durante o almoço de confraternização que reuniu cerca de 150 amigos, músicos, familiares, entidades e elementos das diversas secções da instituição abrunheirense, no dia 6 de maio.
O momento de convívio - que contou também com os “parabéns a você” e o bolo de aniversário – antecedeu a sessão solene do 137º aniversário da FIRA.
A cerimónia começou com o descerrar uma placa de homenagem e reconhecimento ao Músico na sala de espetáculos da FIRA, tendo sido uma forma da comunidade homenagear todos os músicos e maestros que têm contribuído para o sucesso da instituição e que, conforme se pode ler na placa, “têm elevado bem alto o nome desta Associação desde 1881”.
“São 137 anos histórias e de muita qualidade e, por isso, temos a responsabilidade de dar continuidade a esta história”, avançou, Bruno Reis, presidente da direção da FIRA.
Ao reconhecer e agradecer ““o esforço, o trabalho, a dedicação e o empenho de todos aqueles que já passaram pela FIRA”, o dirigente reiterou a mesma vontade e acredita que a instituição “vai continuar viva por muito anos”.
De igual modo, o vereador Décio Matias reiterou “os votos de um feliz aniversário” e, ao destacar “a vitalidade o dinamismo da FIRA”, desejou que continuem “a desenvolver um trabalho de excelência e a ser uma referência cultural”.
Em dia de festa, foram também entregues diplomas, placas e estrelas aos músicos que estão há 5, 10 e 15 e 35 na FIRA, bem como foram assinaladas as bodas de prata de António Luís Mota à frente da FIRA. Com um percurso profissional sempre ligado à música, o diretor musical da FIRA, Mestre em ensino da música, pela Escola Superior de Música de Lisboa, iniciou os seus estudos musicais na FIRA com nove anos e é, desde 1993, o seu maestro.
As comemorações do 137º aniversário da FIRA decorrem entre 28 de abril e 26 de maio.
No dia 10 de maio, às 19h30, depois do Hastear da Bandeira e do Hino (Dia do Aniversário), a FIRA realiza a saudação à população e, no dia 26 de maio, realiza-se o XXI Festival Nacional de Bandas, com a Sociedade Filarmónica Palmelense “Os Loureiros” (Palmela), a Sociedade Filarmónica R. B. Vilanovense (Vila Nova de Anços) e a FIRA.

Distinções:

5 anos – Diploma e Estrela Prateada