Presidente do Supremo Tribunal de Justiça visitou Montemor-o-Velho

O Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Juiz Conselheiro António Henriques Gaspar e o vice-presidente do Conselho Superior da Magistratura, o Juiz Conselheiro Mário Belo Morgado, estiveram no Palácio da Justiça de Montemor-o-Velho, no dia 7 de maio, no âmbito da visita que o Conselho Superior da Magistratura se encontra a realizar a todas as Comarcas do país.
De acordo com a Juiz Presidente do Tribunal Judicial da Comarca de Coimbra, Isabel Namora, o encontro “pretende estabelecer um contacto informal com os juízes, perceber os problemas que a Comarca sente e o seu modo de funcionamento”.
Ao referir que “Montemor-o-Velho é hospitaleiro e que sabe receber bem”, a visita ao Juízo de Competência Genérica e ao Juízo de Comércio de Montemor-o-Velho procurou ser, igualmente, “uma forma de descentralização e de mostrar a importância dos municípios de menor dimensão”. Para a Juiz Presidente do Tribunal Judicial da Comarca de Coimbra, “É uma honra e um privilégio sentir que o Conselho Superior da Magistratura se preocupa com os problemas de funcionamento do tribunal e que pretende ter este contacto mais próximo com os juízes”.
Antes da reunião com os juízes dos Juízos da Comarca de Coimbra, o Juiz Conselheiro António Henriques Gaspar sublinhou: “O objetivo essencial nesta fase com quase quatro anos do novo modelo de organização é uma maneira do Conselho Superior da Magistratura se aproximar e de estar presente junto dos juízes, saber do que pensam do atual ambiente da administração da justiça e dos resultados que têm sido obtidos e que têm sido muito positivos”.
No decorrer do almoço de confraternização, o presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, sublinhou: “Aproveito para saudar a Juiz Presidente do Tribunal Judicial da Comarca de Coimbra por nos ter dado esta oportunidade e pela integração de Montemor-o-Velho nesta visita. É uma honra para nós recebermos uma das figuras proeminentes da nação e do Estado democrático”.
A visita à Comarca de Coimbra ficou concluída com uma visita ao Juízo de Família e Menores de Coimbra e com reuniões com o Conselho de Gestão e com o Conselho Consultivo.