Alunos franceses em mobilidade em Montemor

22 alunos do Lycee Profissionelle Agrìcole Armand Fallieres, de Nerac, França, foram hoje recebidos pelo presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Em Montemor-o-Velho desde 27 de abril, os jovens, acompanhados de 3 professores (Rui Oliveira Santos, Marite Morales e Cristophe Cuelli), estão em mobilidade na Escola Profissional Agrícola Afonso Duarte no âmbito da Ação Chave de Mobilidade Individual para Fins de Aprendizagem, do Programa Erasmus+.

Com palavras de incentivo, Emílio Torrão encorajou os jovens para continuarem a "promover uma jornada de crescimento e desenvolvimento única e inesquecível, não apenas profissional como pessoal”. Para além de fazer uma breve explicação sobre a divisão administrativa e a organização do território português, o edil Montemorense aproveitou a ocasião para apresentar as principais riquezas e potencialidades da região, numa animada interação com os jovens e os professores que sublinhou a proximidade entre os dois países.

No final, os jovens visitaram o Centro Operacional de Proteção Civil de Montemor-o-Velho onde puderam conhecer os esforços desenvolvidos pelo Município para combater a vespa velutina, praga comum em França.

Ao longo destas semanas de mobilidade, para além da partilha de conhecimentos, experiências e práticas agrícolas e ambientais, os jovens ficaram a conhecer a cultura e o território do Baixo Mondego, aprofundando competências linguísticas e sociais.