Homenagem ao barqueiro marcou festas da Barca

O Casal Novo do Rio esteve em festa no passado fim-de-semana. A edição de 2015 da festa do barquense voltou a cativar a atenção de várias centenas de convivas, entidades e amigos da aldeia da freguesia de Montemor-o-Velho.

Este ano as festas, realizadas dias 4 e 5 de julho, ficaram marcadas pela inauguração simbólica da bateira, "símbolo desta terra conhecida por Barca", na rotunda de acesso ao Casal Novo do Rio. Uma homenagem ao Barquense que, nas palavras de Jorge Camarneiro, da comissão das festas, "já estava para ser feita há muitos anos" e que só foi possível graças "ao total apoio da Junta de Freguesia e ao Município de Montemor-o-Velho".

O presidente da Câmara, Emílio Torrão, fez questão de marcar presença nos "originais" festejos que, mais uma vez, "imprimiram uma dinâmica muito característica a este local de fortes tradições". Emílio Torrão deixou ainda palavras de elogio à Junta de Freguesia de Montemor-o-Velho e à comissão de festas "por evocarem o nosso passado com esta homenagem" e prometeu "tentar melhorar o aspeto da rotunda, sem, no entanto, descurar a questão da segurança rodoviária".

Já António Pardal, presidente da Junta de Freguesia de Montemor-o-Velho, deixou um desafio à comissão de festas para embelezar "ainda mais a bateira". Na opinião do autarca, "falta colocar o barqueiro ao leme desta barca. Espero que o consigamos fazer já na Feira do Ano - Festas Concelhias deste ano, em setembro", concluiu.

Mas nem só o passado se celebrou nas festas do Casal Novo do Rio. Para além das "pequenas homenagens que evocam o passado", a comissão de festas, composta por Graça Grou, Ângela Tomé, Vagner Marques e Jorge Camarneiro, voltou a celebrar o futuro com a homenagem "às crianças nascidas entre festas no Casal Novo do Rio. Este ano temos 3 recém nascidos - Martim Filipe Marques, Carolina Fonseca Morais, Maria Leonor Rama - e registamos estes nascimentos como forma de valorizar a ligação às raízes da aldeia", explicou, na ocasião, Jorge Camarneiro.

Fonte: STIC/GAP (07-07-2015)
Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico - convertido pelo Lince