Pereira vive noite de folclore

No dia 11 de julho, o adro da Igreja de Santo Estêvão recebeu a 44ª edição do Festival de Folclore do Grupo Folclórico da Vila de Pereira.

Centenas de folcloristas encantaram o muito público presente e o chefe de gabinete do Presidente da Câmara, Décio Matias, que fez questão de marcar presença no decorrer da iniciativa saudou "a qualidade e o trabalho de grande valor feito pela instituição pereirense".

O momento de festa e celebração da cultura popular contou também com a presença de representantes da AFERM - Associação de Folclore e Etnografia da Região do Mondego, da Fundação Inatel, da ADCRP - Associação Desportiva Cultural e Recreativa de Pereira e da Junta de Freguesia de Pereira.

Ao deixar “um agradecimento profundo” a todos que ajudaram nos últimos dois anos, Carolina Torres, vice-presidente da ADCRP para a área da cultura, na sua última intervenção antes de passar a pasta desejou “sorte, persistência e vontade de trabalhar” à equipa que vai ficar à frente da área cultural.

No momento, o presidente da Junta de Freguesia de Pereira e componente do grupo anfitrião, Rui Almeida, deixou palavras de reconhecimento e incentivo, respetivamente, à equipa cessante e à equipa entrante e reiterou: “Contem sempre com a Junta de Freguesia para ajudar o nome de Pereia a chegar mais longe”.

A noite de folclore contou com a participação do Grupo Folclórico da Vila de Pereira, do Rancho Folclórico e Etnográfico do Refúgio (Covilhã), do Rancho Etnográfico Santa Maria da Touguinha (Vila do Conde) e do Rancho Folclórico do Vale do Lis (Leiria).

Fonte: STIC/GAP (16-07-2015)
Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico - convertido pelo Lince