Montemor-o-Velho em destaque com Campeonatos do Mundo de Juniores e SUB23

De 22 a 26 de julho, as atenções estiveram centradas em Montemor-o-Velho. Os Campeonatos do Mundo de Juniores e SUB23 de velocidade reuniram 1200 jovens canoístas em representação de 70 países.

Ao longo da competição realizaram-se mais de 230 regatas e a atleta Francisca Laia, em K1 Sub23 200 metros, conquistou a medalha de prata.

Montemor-o-Velho foi centro mundial da canoagem e a organização da Federação Portuguesa de Canoagem (FPC) foi amplamente reconhecida e elogiada, deixando antever boas perspetivas para as futuras provas internacionais que se vãorealizar no Centro Náutico de Montemor-o-Velho nos próximos anos.

Na cerimónia de abertura, o presidente da Câmara, Emílio Torrão, deu as boas-vindas “à casa portuguesa da canoagem” e elogiou publicamente “o trabalho da Federação Internacional de Canoagem (ICF) e da Federação Portuguesa, em particular”.

“A confiança que a Federação Internacional deposita nesta organização é sintomática do profissionalismo, responsabilidade e empenho dos seus dirigentes nacionais, equipa técnica, atletas, técnicos e voluntários”, afiançou.

Com palavras de incentivo direcionadas à Juventude, a quem reconhece “a responsabilidade do futuro, do progresso e do sucesso do país”, Emílio Torrão sublinhou: “Contamos convosco para levar o nome desta terra de paixões, de natureza, de história para os vossos países de origem”.

José Perurena, presidente da Federação Internacional de Canoagem (ICF), reiterou na cerimónia de encerramento, os elogios proferidos no decorrer do jantar convívio com os chefes de equipa, tendo destacado a "atmosfera familiar" sentida e afirmando: "A pista é muito importante para a canoagem e há poucos locais no mundo capazes de organizar estas competições internacionais".

Com palavras de agradecimento à Câmara Municipal, entidades, patrocinadores, equipa de trabalho e voluntários, Vítor Félix, presidente da FPC, destacou: "Montemor-o-Velho fica também na história do país por receber a primeira prova mundial de velocidade da modalidade".

Presente na competição, o secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, com palavras de reconhecimento à FPC, elogiou o "esforço feito pela Câmara Municipal, para que a pista esteja à altura dos desafios".

Para saber mais ver: www.fpcanoagem.pt

Fonte: STIC/GAP (30-7-2015)
Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico - convertido pelo Lince