Camélias da Gândara celebram 40º aniversário em festa

A 40ª edição do Festival de Folclore do Rancho Camélias da Gândara, realizada ao final da tarde de sábado, dia 21 de setembro, ficou marcada por muita animação, cultura, cor e etnografia.
A chuva obrigou a uma mudança de planos e a antiga escola primária de Arazede converteu-se numa sala de espetáculos que encheu para ver os ranchos Flores do Oeste (A-dos-Cunhados, Torres Vedras), infantil de Silva Escura (Sever do Vouga), Rosas Casal Pinheiro e Fragosas (Évora, Alcobaça) e a formação da casa dançar.
O vereador Décio Matias fez questão de se associar a esta “festa do folclore” que “continua a promover e a divulgar as nossas tradições”. Destacando o “bom trabalho desenvolvido pelo Rancho Camélias da Gândara”, o vereador elogiou a “capacidade de resiliência, adaptação e criatividade que nos permite fazer sempre mais e melhor”. Assinalando o 40º Aniversário da formação Arazedense, Décio Matias reforçou que o Rancho Camélias da Gândara “continua a surpreender e a honrar o nosso passado fazendo cultura”.
Também Paulo Costa, da Junta Freguesia de Arazede, congratulou o rancho pela “vitalidade que se vê e se vive aqui”.
Perante uma casa cheia de amigos e convidados, Carlos Eduardo Cruz, presidente da direção do Rancho, salientou a "extraordinária dinâmica do grupo" que conta, atualmente, com 8 pares a dançar. Para honrar a memória de um dos anteriores presidentes do Camélias da Gândara, o sr. Miguel, foi ainda prestado um minuto de silêncio de homenagem.