Encontro de Bandas reúne 195 músicos em noite épica

A música tomou de assalto o Castelo de Montemor-o-Velho para mais uma noite inesquecível de cultura.
Num encontro enriquecedor de 5 bandas e 195 músicos filarmónicos, que, apesar de programado para ocorrer ao luar, decorreu na Igreja de Santa Maria da Alcáçova devido à instabilidade climatérica, as Bandas do Município de Montemor-o-Velho mostraram toda a sua juventude, mestria e qualidade.
Com a proteção das muralhas da mais bela fortificação do País, os músicos da AMA - Academia Musical Arazedense, da Associação Cultural e Recreativa de Carapinheira, da AFUV - Associação Filarmónica União Verridense, da Associação Filarmónica 25 de setembro e da FIRA - Filarmónica de Instrução e Recreio de Abrunheira deixaram a vasta plateia presente na noite de 21 de setembro com as emoções à flor da pele.

“Hoje demonstrámos que o nosso concelho é, de facto, riquíssimo. O concerto desta noite é digno de estar em qualquer parte do mundo a representar o que de melhor se faz em Montemor-o-Velho, na região, no País”, referiu, comovido, o vereador da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Décio Matias. O Encontro de Bandas do Concelho de Montemor-o-Velho é, na opinião do autarca montemorense, a prova de que “o concelho só cresce se trabalharmos em escala e em parceria, e estamos, realmente, a trabalhar cada vez melhor e a perceber que juntos, somos, de facto, mais fortes”.
Elogiando os músicos por mais uma prestação de excelência, Décio Matias não esqueceu os membros das direções destas formações musicais que "trabalham dia-a-dia em prol da música, dos nossos músicos, da nossa cultura, do nosso concelho e da nossa sociedade”.

Também Bruno Paixão, diretor distrital de Coimbra da fundação INATEL, parceiro desta iniciativa, destacou a interação entre todas as partes envolvidas, desde as bandas ao Município, que culminou num espetáculo memorável, pleno de História: "não estivéssemos perante 638 anos (somatório das idades das bandas participantes), num Castelo do século IX”. “Uma vez mais demonstrámos que a cultura é universal”, reforçou.

Francisco Batista, presidente da direção da AFUV, que este ano articulou o Encontro de Bandas (tarefa que será alternada pelas restantes estruturas associativas nos próximos anos), acredita que se está “realmente a valorizar aquilo que é nosso: as bandas filarmónicas do concelho, todo o trabalho, a entrega dos músicos e maestros que tão vem representam o Município de Montemor-o-Velho".

Organizado pelo Município de Montemor-o-Velho, o Encontro de Bandas - Filarmónicas ao Luar contou com a parceria da Fundação INATEL e das formações musicais participantes. Para o ano está já programada nova celebração da cultura filarmónica concelhia.