Tapetes de Flores saudaram S. Miguel e embelezam Liceia

Em Liceia, celebrar o padroeiro S. Miguel é também sinónimo e um pretexto para visitar a freguesia e admirar os magníficos tapetes de flores que, anos após ano, continuam a surpreender e a crescer em área.
No dia 29 de setembro, a fé e a devoção saíram à rua acompanhadas da criatividade e de uma manifestação de um forte espírito comunitário que não deixou ninguém indiferente.
Visivelmente satisfeita com o resultado final, Telma Simões, uma das mentoras da iniciativa, referiu que “a aventura dos tapetes floridos começou há cerca de 10 anos e, em 2019, contou com a participação de uma centena de voluntários”.
Ao referir a iniciativa foi “organizada pela Junta de Freguesia de Liceia com a colaboração da comunidade, e que teve também o apoio do Centro Cultural Recreativo e Desportivo de Liceia (CCRDL), do Município de Montemor-o-Velho e da Comissão Fabriqueira da Igreja de S. Miguel”, Telma Simões sublinhou: “É um esforço notável e é a demonstração do empenho e da dedicação de toda a população que, de forma gratuita, ajudou a criar os moldes em ferro para montagem de alguns motivos presentes nos tapetes, que ofereceu as flores e a verdura, bem como ajudou a preparar os tapetes floridos e que enfeitou as entradas das suas casas”.
A procissão, que incorporou as imagens litúrgicas de S. Miguel, S. Sebastião Mártir, Santa Teresa, S. José, Imaculada Conceição, Nª Sr.ª da Saúde, Nª Sr.ª de Fátima, Sagrado Coração de Jesus, foi abrilhantada pela Banda Filarmónica de Lares – SIRL.
À margem do cortejo solene, o presidente da Câmara de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, foi perentório: “Mais uma vez, Liceia voltou a mostrar que é uma comunidade com uma força e um talento fora de série, sendo uma inspiração para todos nós. Estão de parabéns pela criatividade, pela visão e por conseguirem congregar esforços e vontades numa iniciativa que contribui também para a promoção da freguesia e do concelho”.
Os festejos iniciaram-se a 14 de setembro e terminam no próximo dia 5 de outubro com o IV Trilho de S. Miguel, organizado pelo Centro Cultural Recreativo e Desportivo de Liceia tendo os apoios, entre outros, do Município de Montemor-o-Velho e da Junta de Freguesia de Liceia.
Os Tapetes de Flores vão poder admirados até à próxima quinta-feira, dia 3 de outubro.