Vespa Velutina (Asiática) | Montemor-o-Velho constitui equipa multidisciplinar

Confirmar a existência de ninhos de vespa velutina, mais comummente conhecida por vespa asiática, dotar a população de mais conhecimento sobre a espécie invasora e a forma como devem atuar, assim como tranquilizar as pessoas e desmitificar algumas das ideias e comportamentos que têm vindo a acorrer são alguns dos objetivos que motivaram a constituição de uma equipa multidisciplinar que se encontra a identificar, durante esta semana, ninhos de vespa velutina no concelho de Montemor-o-Velho.
Apesar da informação divulgada pelo Município de Montemor-o-Velho, relativamente às caraterísticas de tal espécie e à forma de reduzir a sua ação, continuam-se a verificar inúmeros os casos de falsas ocorrências, sendo participadas espécies autóctones necessárias ao meio ambiente, resultando assim na perda de tempo para intervir nos casos realmente necessários.
Perante tal realidade, foi realizado, pela GNR de Montemor-o-Velho e pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, Serviço Municipal de Proteção Civil, Defesa da Floresta e Espaço Rural (SMPCDFER) de Montemor-o-Velho, um plano de identificação de ninhos de vespa velutina, que vai passar por todas as Juntas e Uniões de Freguesia do concelho.
Assim, entre 7 e 11 de outubro, a equipa multidisciplinar, constituída por um elemento do SMPCDFER (sapador florestal) e um agente da GNR (EPNA - Equipas de Proteção da Natureza e Ambiente) encontra-se no terreno a identificar os ninhos.
Recorda-se que, a par da ação de identificação, o SMPCDFER de Montemor-o-Velho continua a eliminar os ninhos anteriormente identificados.
Assim, toda e qualquer comunicação relacionada com deteção de ninhos de vespa velutina, pela população em geral, bem como, entidades presentes no concelho (GNR, Bombeiros, Juntas e Uniões de Freguesias), deve ser efetuada por registo único, através do seguinte link: http://bit.ly/vespa-mov, uma vez que a plataforma SOSVespa do ICNF, no qual deveriam ser reportadas as ocorrências desta matéria, não se encontra em funcionamento.

Saiba mais em https://www.cm-montemorvelho.pt/index.php/avisos/item/2124-controlo-da-vespa-velutina-ou-vespa-asiatica

Calendarização | 7 a 11 de outubro
Dia 7 | 14h – 18h | Tentúgal e União de Freguesias de Montemor-o-Velho e Gatões
Dia 8 | 14h – 18h | Arazede