Feira dos Santos animou Tentúgal

Perde-se no tempo a tradição da Feira dos Santos, em Tentúgal. No dia 1 de novembro, o Dia de Todos os Santos tem um sabor especial naquela freguesia do concelho de Montemor-o-Velho com a realização de uma feira que, ano após ano, continua a receber centenas de visitantes.
À semelhança das anteriores edições, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, na companhia do vereador Décio Matias e da 2ª secretária da mesa da Assembleia Municipal, Célia Craveiro, fez questão de marcar presença na iniciativa cuja organização tem ficado sob a responsabilidade da Junta de Freguesia de Tentúgal (JFT) e aproveitou o momento para saudar “a realização de mais um evento que continua atrair muitos visitantes a Tentúgal”.
“É com muito agrado que constato que a tradição do Dia de Todos os Santos está bem presente em Tentúgal com uma feira cheia de expressão e vigor, sendo também um espaço de convívio, de encontros e reencontros de velhos amigos”, reforçou.
No decorrer do almoço de confraternização, o presidente da JFT, Raul Leitão, esclareceu: “Este ano voltámos a repetir o modelo dos anos anteriores e proporcionarmos um local para o associativismo da freguesia e as comissões de festas mostrarem a nossa gastronomia. Para nós, a feira tradicional é muito importante e é uma marca freguesia que queremos continuar a manter, mas este espaço acaba também por ser um fator de união e de reforço para a coesão da freguesia”.
A mostra gastronómica e a área expositiva tiveram a participação da Casa do Povo de Tentúgal, ACRD da Morraçã, Associação Corvo e Pinho, Associação de Pais da EB1 de Tentúgal, da Comissão de Festas 2020 de Nossa Senhora do Carmo (Tentúgal) e da Comissão de Festas 2020 de Nossa Senhora da Conceição (Portela).
Tal como antigamente, a compra de frutos secos e castanhas continua a justificar a visita a Tentúgal, todavia o cenário composto por edifícios carregados de história, os doces tradicionais e conventuais, com destaque para o Pastel de Tentúgal, e uma oferta de produtos bastante diversificados – hortícolas, vestuário, calçado, alfaias agrícolas, enchidos e artesanato – contribuem também para o sucesso crescente da Feira dos Santos.