Dia Mundial do Cancro | sensibilizar e mobilizar para a luta contra o cancro

“Eu Sou e Eu Vou” é uma iniciativa que tem como objetivo apelar à consciencialização individual e coletiva na luta contra o cancro. Assim, e no âmbito do Dia Mundial do Cancro, assinalado a 4 de fevereiro, o desafio passa, por exemplo, saber mais sobre a doença, partilhar informação, fazer voluntariado ou fazer escolhas de vida mais saudáveis.
O Dia Mundial do Cancro é uma iniciativa dinamizada pela União Internacional de Controlo do Cancro (UICC) – rede de cooperação internacional que tem também como membro, desde 1983, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) que tem como missão ser “uma entidade de referência nacional no apoio ao doente oncológico e família, na promoção da saúde, na prevenção do cancro e no estímulo à formação e investigação em oncologia”.
Recorda-se que, em Montemor-o-Velho, entre 31 de outubro e 3 de novembro de 2019, em Montemor-o-Velho e à semelhança do todo o território nacional, decorreu o habitual Peditório Nacional da LPCC, mobilizando dezenas de voluntários e entidades numa ação solidária a favor da instituição.
Assim, o rosto mais visível da LPCC em Montemor-o-Velho, o Grupo de Voluntariado Comunitário do concelho de Montemor-o-Velho, do Núcleo Regional do Centro da LPCC, avançou que foram angariados cerca de 6200 euros e, por isso, deixou “o mais sincero agradecimento pela participação na realização do peditório a todos os voluntários e entidades que colaboraram na concretização desta ação de angariação de fundos, em particular à agência do Crédito Agrícola de Montemor-o-Velho que colaborou no apuramento dos valores e à generosidade de todos os que disseram sim a esta causa, oferecendo o seu donativo”.
No dia 4 de fevereiro, “Você é o herói desta história” e, em 2020, associe-se a esta iniciativa que se realiza à escala global e que pretende destacar as conquistas nas áreas da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do cancro, sem esquecer que é necessário continuar a luta contra o cancro.