Covid-19 | Município de Montemor-o-Velho aprova plano de contingência

O Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, aprovou hoje, 6 de março, o Plano de Contingência - Coronavírus COVID-19, com base nas recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS) e nos termos do Despacho n.º 2836-A/2020 - Diário da República n.º 43/2020 emitido pelas ministras da Saúde, do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e da Saúde.

Esta medida surge com o objetivo de fazer face à propagação da infeção humana pelo coronavírus COVID-19 e de proteger a saúde de todos quantos trabalham e frequentam os serviços municipais e também daqueles que vivem e visitam o concelho de Montemor-o-Velho.

Evolutivo e de cariz operacional, o plano pretende antecipar e gerir o impacto do COVID-19, tendo o objetivo estratégico de garantir a continuidade do funcionamento dos vários serviços municipais.

O documento estabelece os procedimentos de decisão e coordenação das ações ao nível do Município considerando três níveis de resposta - monitorização, alerta, recuperação - que serão ativados em função do impacto da propagação vírica.

Para cada um destes níveis foram definidas medidas de resposta que integram a vigilância, medidas de controle de infeção, assistência, vigilância sanitária, comunicação de risco ou previsão de cenário de teletrabalho.

Para além do Plano foi ainda elaborado um folheto com as medidas de prevenção e atuação rápida de higienização e auto-proteção, implementadas com base nas recomendações da DGS.

A Autarquia elaborou ainda um plano de contingência autónomo para o Festival do Arroz e da Lampreia.

Sublinhamos que é fundamental o cumprimento das medidas de prevenção recomendadas - adotar medidas de etiqueta respiratória, lavar as mãos frequentemente e evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória - e qualquer suspeita deve ser comunicada nos termos descritos pela DGS: www.dgs.pt/corona-virus.aspx

Consulte o Plano de Contingência e a Adenda ao Plano aqui.