IV Festival das Sopas “Provas e Comes” já é tradição em Santo Varão

Organizado pelo Rancho Folclórico do Centro Beira Mondego – Santo Varão, o IV Festival das Sopas “Provas e Comes” lotou a sala multiusos do Centro Beira Mondego, em Santo Varão, no dia 7 de fevereiro.

Com 140 convivas presentes, o coordenador do rancho, Fernando Cavaco, referiu: “Este é o primeiro evento do grupo em 2016 e a resposta das pessoas continua a ser muito boa. Temos procurado manter o preço acessível e a mesma qualidade em todas as edições. As pessoas da freguesia aderem mas temos também a presença de muitas pessoas de fora”.

O presidente da junta de freguesia de Santo Varão, João Girão, destacou: “Este é um evento que dá projeção à freguesia. O Provas e Comes é uma ação salutar e, mais uma vez, o Rancho continua a surpreender”.

À margem do evento, João Girão lembrou também que “nos dias 27 e 28 de fevereiro vai realizar-se o 2º Festival Gastronómico do Baixo Mondego da Freguesia de Santo Varão”.

Na ocasião, a vereadora Alexandra Ferreira elogiou, igualmente, “o esforço e o dinamismo do rancho na promoção da cultura gastronómica”.

Creme de ervilhas, canja, caldo verde e as sopas à lavrador, de grão-de-bico, de peixe, de feijão branco com nabo, de feijão-frade com nabiças, da pedra, de almeirões e à pastor foram algumas das iguarias que estiveram à disposição dos convivas.