A reabilitação urbana do Parque Urbano Ribeirinho vai finalmente avançar!

O Parque Urbano Ribeirinho, que integra o Plano de Ação para a Regeneração Urbana (PARU) de Montemor-o-Velho, vai ser uma realidade.
O investimento de mais de 1 milhão e quinhentos mil euros, financiado a aproximadamente 80% pelo Programa Operacional Regional Centro 2020, já recebeu o visto do Tribunal de Contas.
Esta é uma etapa fundamental que permite passar à fase de execução da obra, estando o arranque dos trabalhos previsto para o próximo mês.

Com prazo de execução de 1 ano, as obras de requalificação paisagística da frente ribeirinha vão melhorar o ambiente urbano, recuperar e integrar os espaços verdes urbanos, promovendo a revitalização da vila de Montemor-o-Velho.

Ao longo de mais de 1 quilómetro, esta operação urbanística na margem do Leito Padre Estevão Cabral pretende devolver o plano de água à vila, criando um espaço qualificado de lazer e recreio para a comunidade. Assim, serão criados novos espaços de fruição coletiva junto às margens do plano de água com reforço dos espaços verdes, dotados de equipamento urbano e serviços de apoio. Será ainda disponibilizado um espaço multiusos para realização de eventos ao ar livre. O projeto prevê ainda a reabilitação do edificado existente (sanitários), tal como a criação de percursos ribeirinhos e interpretativos, pedonais e cicláveis, e a implantação de lugares de estacionamento.
De salientar o enfoque dado à utilização de soluções sustentáveis, não apenas ao nível dos materiais mas também das soluções projetadas.

A intervenção será cofinanciada por fundos comunitários no âmbito da candidatura Plano de Ação para a Regeneração Urbana de Montemor-o-Velho - PARU 1 - Parque Urbano Ribeirinho - fase 1 ao programa CONSERVAR do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, aprovada pelo CENTRO 2020.

Para além do Parque Urbano Ribeirinho, a intervenção urbana no âmbito do PARU de Montemor-o-Velho engloba a reabilitação de edifícios da vila e a criação de uma rede polinucleada de ativação e dinamização do centro histórico.

Esta é uma das 50 empreitadas que o Município de Montemor-o-Velho tem em curso nas 11 freguesias do concelho e cujo investimento total ultrapassa os 8,5 milhões de euros.
Mesmo em tempo de pandemia, a Câmara Municipal de Montemor-o-Velho não pára e continua a avançar com os projetos essenciais para o futuro do concelho e para o bem-estar dos Munícipes, promovendo a retoma e o crescimento da economia.

Galeria de Imagens

{gallery}4416{/gallery}