Seniores em Movimento exercitam corpo e mente contra a Covid-19

Têm mais de 65 anos e continuam ativos. Assim são os 205 participantes do Seniores em Movimento, um programa, gratuito, de promoção da atividade física da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho. Reinventado com a pandemia, o novo modelo da atividade física dirigido aos portadores do cartão Montemor Sénior acontece agora ao ar livre e em formato individual ou de pequenos grupos, em sessões semanais com a duração de 20 minutos, respeitando as medidas de segurança recomendadas.
Fernanda Macedo, Isabel Coelho e Maria do Rosário Sequeira são as mais recentes participantes destas sessões, uma vez que, para dar resposta às solicitações, a Câmara Municipal de Montemor-o-Velho formou novos grupos nas freguesias de Pereira e de Liceia. Com a energia em alta e sem acusar o cansaço dos exercícios realizados, foram peremptórias: “Precisamos de fazer ginástica. Em casa também dá para fazer, mas com o acompanhamento dos professores é melhor.” Junto à capela de Nossa Senhora do Bom Sucesso, em Pereira, a atividade física marcou o ritmo, a boa disposição e os elogios ao programa da Autarquia foram uma constante: “vamos falar aos nossos amigos e conhecidos, esta é uma forma de convivermos e que nos faz bem à saúde e à mente”.
Ao dar as boas-vindas às novas participantes, a adjunta do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Célia Craveiro, deixou a garantia “de que o programa é para continuar” e aproveitou o momento para distribuir máscaras sociais, “feitas por costureiras voluntárias do concelho, que, por serem laváveis e com três camadas de proteção, são indicadas para vos proteger”.
Recorda-se que a preparação deste novo modelo da atividade física se iniciou com o contacto telefónico a cerca de 900 seniores, com vista a avaliar o interesse em retomar a atividade física de acordo com as novas orientações impostas pela pandemia COVID-19, tendo-se verificado uma adesão muito significativa dos seniores.
Após a visita domiciliária aos interessados, para explicação da nova dinâmica das sessões com a entrega de um plano semanal da sessão, foram então constituídos 98 grupos nas diferentes freguesias, envolvendo um total de 205 seniores, tendo sido criados dois novos grupos, nas freguesias de Pereira e de Liceia.
Recorda-se que as sessões semanais têm a duração de 20 minutos, respeitam sempre as medidas de segurança recomendadas e contam com intervenção especializada dos professores de desporto da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho.
Em cada freguesia do concelho, e em articulação com as Juntas de Freguesia, foram definidos locais alternativos aos habituais para a realização da atividade, nomeadamente ao ar livre.
O programa Seniores em Movimento tem ainda espaço para crescer, devendo os seniores interessados entrar em contacto com a Autarquia e inscrever-se através do número 930 409 584.