“Jovens para o Futuro” são a mais recente associação do concelho

No dia 21 de setembro, o Grupo de Jovens da Freguesia do Seixo de Gatões, no concelho de Montemor-o-Velho, deu mais um passo decisivo na afirmação dos seus ideais para o futuro com a constituição formal da Associação Youth for the Future - Jovens para o Futuro.
Com idades entre os 17 e os 20 anos, os 23 sócios-fundadores têm “uma enorme vontade de melhorar o território” e já sentem “um impacto positivo” desde que, em 2017, formaram o Grupo de Jovens, “nomeadamente ao nível do aumento da iniciativa e cidadania ativa dos jovens da Associação, já que o Seixo nos últimos anos sem dúvida se tornou uma das freguesias mais ativas ao nível juvenil no nosso concelho”, avançou, visivelmente satisfeito, Diogo Oliveira, presidente da mais recente associação concelhia.
Para o recém-dirigente, “esta é uma formalização da nossa vontade, mas nós, desde que começámos a nossa atividade, sempre procurámos criar atividades e projetos de nível europeu, nomeadamente através do programa Erasmus +, iniciativas que contaram também com o apoio da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho. Também ao nível do programa Erasmus +, já criámos oportunidades para cerca de 40 jovens participarem em mobilidades fora de Portugal. Estas são ações que queremos continuar a desenvolver, sem esquecer as parcerias e contactos com associações nacionais e europeias, estando a colaborar, mais recentemente, com o projeto Mov Saudável”.
Diogo Oliveira salientou ainda que, no âmbito da colaboração com o "Movimento Mais”, já foi possível “distribuir pela população mais carenciada e por diversas associações mais de 1100 máscaras cirúrgicas e 15 litros de álcool gel”.
Entre a vontade de mudança e a energia inesgotável e transformadora da juventude, ideias não faltam à Associação Youth for the Future - Jovens para o Futuro que quer, a título de exemplo, continuar a promover a cidadania ativa entre os jovens e desenvolver atividades de estimulem o desenvolvimento sustentável. Alertar para as questões ambientais e de emergência climática, apoiar causas de defesa dos direitos humanos e dos direitos dos animais, combater qualquer forma de discriminação e a promoção da tolerância, do diálogo intercultural e da solidariedade entre os povos são outros dos objetivos da mais recente associação do concelho de Montemor-o-Velho.
Para ficar a saber mais sobre a Associação Youth for the Future - Jovens para o Futuro ou para colaborar com a associação consulte a página do Facebook https://www.facebook.com/assoc.yftf, instagram Youth for the Future, ou envie um email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Órgãos sociais:
Direção: Presidente - Diogo Oliveira; Vice-Presidente - Camila Aveiro; Tesoureira - Ana Costa; Secretário: Henrique Jesus; Vogais: João Oliveira, Raquel Espírito Santo e Ana Sousa.
Mesa da Assembleia Geral: Presidente - Pedro Teixeira; 1º Secretário - João David; 2ª Secretária: Beatriz Oliveira.
Conselho Fiscal: Presidente - José Valério; Vice-Presidente - Arthur Moraes; Secretária - Ana Tomás.
Restantes sócios fundadores: Ana Tocha, Beatriz Pereira, Catarina Rodrigues, Gabriel Oliveira, Joana Rodrigues, Juliana Costa, Lígia Gomes, Neuza Ribeiro, Samuel Gomes e Tomás Andrade.

Fotografia gentilmente cedida pela Associação Youth for the Future - Jovens para o Futuro.