Montemor-o-Velho | Largo do Cruzeiro vai ter nova vida

O Largo do Cruzeiro, em Montemor-o-Velho, vai ficar mais bonito, mais movimentado e vai ser um espaço de promoção e divulgação dos produtos locais. A Câmara Municipal de Montemor-o-Velho está a promover uma intervenção que vai dar uma nova urbanidade ao Largo e uma nova casa ao Mercadinho de Hortícolas.
Para além de dar um novo uso ao Largo do Cruzeiro que, atualmente, se encontra descaracterizado, o arranjo urbanístico vai reforçar a segurança dos peões graças ao aumento da área de passeios e ao reajustamento das relações entre o trânsito automóvel e o trânsito pedonal.
Apesar da nova localização e da nova configuração, o Mercadinho de Hortícolas vai continuar a acolher e promover os produtos locais, completando a oferta disponibilizada no Mercado Municipal. Com a qualidade e o sabor de sempre, o arroz Carolino do Baixo Mondego, as hortícolas, o mel ou o azeite são alguns dos produtos que vão continuar a surpreender os consumidores no novo Mercadinho, valorizando, distinguindo e representando o concelho de Montemor-o-Velho.
Neste sentido, para além de continuar a promover o contato direto produtor-consumidor, o novo espaço vai também contribuir para o reforço de comportamentos mais ambientalmente sustentáveis e para a criação de uma rede de proximidade, confiança e escoamento da produção local.
Com um investimento global superior a 165 mil euros, a intervenção do Mercadinho conta com o apoio de uma candidatura à AD ELO, no âmbito do PDR 2020 – Programa de Desenvolvimento Rural/2014-2020 (Medida 10 Leader – Operação 10.2.1.4 Cadeias Curtas e Mercados Locais).