Comemorações do 47º aniversário do 25 de Abril de 1974

Em 2021, aos três D´s que Abril que nos trouxe – Democratizar, Descolonizar e Desenvolver – todos temos vontade de acrescentar um outro de Desconfinar. Como tal ainda não vai ser totalmente possível até ao final do mês, teremos que nos contentar em só lhes juntar os D´s de Desinfetar e Distanciar para celebrar um Abril reinventado, mas assente nos mais altos valores da liberdade.

No concelho de Montemor-o-Velho, a vontade, a esperança, a resistência e a capacidade de adaptação são o motor para construir um presente que honre os valores de Abril e que nunca os esqueça no futuro.

Preparadas com as medidas de segurança ajustadas à pandemia, as comemorações vão-se realizar num formato que faz uso das tecnologias, mas também com um programa mais formal que vai acontecer em formato presencial.

Com a organização da Assembleia Municipal, feita em estreita articulação com a Câmara Municipal, o programa comemorativo inicia-se a 20 de abril e prolonga-se até 1 de maio.

As comemorações do 47º aniversário do 25 de abril de 1974 vão, como já é habitual, contar com desporto, música e intergeracionalidade, destacando-se a disponibilização de um percurso em bicicleta por todo o concelho e um percurso circular de caminhada para cada Freguesia ou União de Freguesias do concelho. Os 11 percursos de caminhada inéditos vão ser disponibilizados online (redes sociais e site do Município) e são um convite para descobrir o território em segurança.

A Gala Comemorativa, que será transmitida nos canais de comunicação da Autarquia - Site, Facebook, Instagram e YouTube - nos dias 24 e 25 de abril, vai ser protagonizada pelo muito talento que existe nas estruturas associativas do concelho.

Dia 25, às 10h, nos Paços do Município, realiza-se a cerimónia do Hastear da Bandeira, e às 15h30, no Centro de Alto Rendimento, tem lugar a Sessão Solene da Assembleia Municipal de Comemoração do 47.º Aniversário do 25 de abril de 1974, com momentos musicais a cargo do Grupo de Cantares Arroz aos Molhos.

Face à evolução epidemiológica, a programação pode ser alvo de ajustes. No entanto, reserve já a sua agenda. Esteja onde estiver, mantenha-se seguro e comemore connosco.

Programa:

20 abril a 1 maio | Caminhadas pela Liberdade e Percurso em Bicicleta pelas freguesias (online)

24 e 25 abril | Gala do 47.º Aniversário do 25 de abril de 1974 |  Música | Poesia | Momentos Intergeracionais (online)

25 abril | 10h | Paços do Município | Hastear da Bandeira

25 abril | 15h30 | Centro Náutico | Sessão Solene da Assembleia Municipal de Comemoração do 47.º Aniversário do 25 de abril de 1974, com momentos musicais a cargo do Grupo de Cantares Arroz aos Molhos