Mérito Associativo Cultural e Social 2020 para a APPACDM de Coimbra | Unidade Funcional de Montemor-o-Velho e Centro Beira Mondego

Em 2020, a pandemia veio colocar à prova também a capacidade criativa das associações culturais do concelho. A par do apoio regular aos 33 projetos desenvolvidos pelas estruturas associativas, concedidos no âmbito do Regulamento Municipal do Apoio ao Movimento Associativo Cultural e Social de Montemor-o-Velho, a Câmara Municipal distinguiu a singularidade das propostas desenvolvidas pela APPACDM de Coimbra – Unidade Funcional de Montemor-o-Velho (UFMV) e pelo Centro Beira Mondego com a atribuição do Mérito Associativo Cultural e Social 2020.
Com a rotina e o quotidiano do tecido associativo alterados pela pandemia, as associações visadas reorganizaram a sua atuação e, em segurança, desenvolveram um programa promoção cultural em torno da memória e da tradição, contribuindo também para o reforço a imagem do concelho.
Inicialmente o Projeto Memória de Memórias da UFMV da APPACDM de Coimbra, inspirado na brochura “11 canções de tradição oral do concelho de Montemor-o-Velho”, editada em 2017, previa realização de um espetáculo de música, dança e poesia com itinerância concelhia.
Assim e no seguimento do evoluir da Covid-19, o projeto seguiu um novo caminho criativo e passou para o formato digital, mostrando e partilhando a recolha feita junto dos seniores que fazem parte das instituições presentes em diversas Freguesias e Uniões de Freguesias do concelho.
Também o Centro Beira Mondego, da freguesia de Santo Varão, empreendeu o projeto “2020 ano do Virtual”, tendo, através das redes sociais, colaborado com diversas entidades e associações e divulgando as tradições de antanho, das quais se destacam os desafios “Na quarentena a Tradição fica em Casa” ou a criação de álbuns etnográficos.