Arazede com requalificação profunda na rua Dr. Joaquim Pimenta Simões

A rua Dr. Joaquim Pimenta Simões, em Arazede, está mais amiga dos peões. A profunda intervenção promovida pelo Município de Montemor-o-Velho veio reforçar a segurança pedonal e rodoviária naquela que é uma via nevrálgica na ligação ao centro da vila, às freguesias limítrofes e ao concelho de Cantanhede.

Por se tratar de uma via com muito tráfego, a construção de passeios foi uma das melhorias que implementou mais segurança na utilização do espaço público.
A intervenção procurou também regular o tráfego rodoviário e, por isso, a circulação passou a fazer-se no sentido Faíscas/centro da vila de Arazede. A par das melhorias já visíveis e da criação de mais lugares de estacionamento, foram também reestruturadas e construídas as redes de abastecimentos de água, de drenagem de águas pluviais, de telecomunicações e de iluminação pública. A requalificação contou ainda com a criação de duas ilhas ecológicas, compostas por três contentores de recolha seletiva (papelão, embalão e vidrão).

Integrado num projeto de requalificação urbana mais alargado e que vai transformar a vila de Arazede, o arranjo urbanístico da Rua Dr. Joaquim Pimenta Simões representa um investimento de cerca de 360 mil euros e integra o Plano de Ação e Mobilidade Urbana e Sustentável (PAMUS), da CIM - Região de Coimbra, tendo contado com o apoio de fundos comunitários, no âmbito do Portugal 2020, Prioridade de Investimento 4.5 - Promoção de estratégias de baixo teor de carbono para todos os tipos de territórios, nomeadamente as zonas urbanas, incluindo a promoção da mobilidade urbana multimodal sustentável e medidas de adaptação relevantes para a atenuação.

Os trabalhos encontram-se em fase de conclusão e, por isso, apela-se a que os condutores circulem com precaução e respeitem a sinalização que se encontra no local.