Montemor-o-Velho acolhe estágios Erasmus+

"A Escola Profissional e de Desenvolvimento Rural do Baixo Mondego, da Associação Diogo de Azambuja, continua a ser uma referência nas atividades de mobilidade e de cooperação transnacional, garantindo um ensino profissional centrado na valorização dos estudantes." As palavras são de Décio Matias, vereador da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, que, ontem, dia 15 de junho, recebeu, nos Paços do Concelho, quatro alunos da escola espanhola Institut La Garrotxa que estão em Montemor-o-Velho a estagiar no âmbito do programa Erasmus+.
"Mais do que um intercâmbio estudantil, em que vão desenvolver as suas competências profissionais nesta experiência de trabalho internacional, esta é também uma oportunidade para explorarem a nossa cultura, a nossa história e o nosso património", salientou o vereador montemorense.

A estagiar no serviço de proteção civil da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, numa exploração agrícola no Bebedouro e na Unidade de Saúde da Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Velho, os alunos espanhóis, acompanhados pelas professoras Marga Icart e Anna Canal, vão ficar em Montemor-o-Velho durante um mês.

Para além do acolhimento e da cooperação de outras escolas internacionais, a Escola Profissional e de Desenvolvimento Rural do Baixo Mondego (EPDRBM) também tem 20 alunos em estágios de formação em contexto de trabalho no âmbito do programa Erasmus +. Os alunos montemorenses, dos cursos de técnico de produção agropecuária, de manutenção industrial na variante de mecatrónica, de multimédia e de auxiliar de saúde, estão a estagiar em empresas internacionais nas cidades de Olot, Barcelona, Málaga e Jaén, vivendo novas experiências profissionais, sociais, linguísticas e culturais.

O programa de ensino e formação da União Europeia pretende promover o desempenho da aprendizagem, uma maior empregabilidade e melhores perspetivas de carreira, incentivar o espírito de iniciativa e empreendedorismo, uma maior autocapacitação e autoestima, e contribuir para uma sensibilização para a interculturalidade e participação ativa na sociedade.
Atualmente, a EPDRBM está a executar dois projetos de Erasmus+ (2019-1-PT01-KA102-060570, com financiamento de 64.051,00 €, e 2020-1-PT01-KA102- 078125, com financiamento de 22.894,00 €), com o título “On the way to Europe, for a Greener Future II/III”, ambos cofinanciados pela UE.